Mennsalão

1662 palavras 7 páginas
IBHES- FACEMG
DIREITO - 2º PERIODO

MENSALÃO

Inez Mendes dos Santos
Professora Neymar
Ciências Políticas

Belo Horizonte
Setembro/2012
Mensalão do PT
No ano de 2005 no Brasil, entrou para a história um esquema então chamado Mensalão, sinônimo hoje em dia, conhecido por todos como “roubalheira nacional”. Um dos períodos em que o Brasil assistiu a uma sucessão de escândalos de desvio do dinheiro público teve início com um vídeo em que Maurício Marinho, chefe de departamento nos Correios, onde é flagrado embolsando uma propina de 3.000 reais. Divulgado pela revista Veja em maio daquele ano, o vídeo levou o então deputado Roberto Jefferson a denunciar as entranhas do petismo e acabou por desencadear a maior crise política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jefferson, ele mesmo um dos beneficiários do esquema, revelou que, em troca de apoio político, o governo petista pagava uma mesada a deputados da base aliada, o chamado mensalão, comandando por Delúbio Soares. Os pagamentos eram feitos pelo empresário Marcos Valério, com dinheiro desviado de empresas estatais. Em junho do mesmo ano, novas fontes confirmariam a Veja existência das propinas, negadas veementemente por todos os envolvidos até então.
Um a um, todos os envolvidos mencionados forma desmascarados por documentos revelados pela revista em suas edições seguintes, como por exemplo, a agenda da secretária de Valério, que atestava sua proximidade com a cúpula petista, ou a confirmação de que o empresário foi avalista de um empréstimo milionário do banco BMG ao PT. As posteriores divulgações do intenso movimento de suas contas bancárias, que registravam grandes saques em dinheiro feitos por ele e por uma série de petistas, comprovariam a participação de Valério no esquema.
À medida que novas falcatruas foram sendo descobertas, a permanência de Lula no governo passou a ficar ameaçada. Em julho, com base em 29 depoimentos, a revista Veja mostrou que o presidente sabia da existência

Relacionados