meningite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA




MENINGITE: BACTERIANA, VIRAL E FÚNGICA










CURITIBA – PR
2013







TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA







MENINGITE: BACTERIANA, VIRAL E FÚNGICA


Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da Disciplina de Enfermagem em Radiologia do curso de
Prof.:



CURITIBA – PR
2013
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO

Asmeningites são as infecções agudas mais temidas, por serem responsáveis por grande número de mortes e sequelas neurológicas, podendo atingir as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Algumas bactérias como a Neisseria meningitidis possuem grande importância epidemiológica, pelos riscos constantes de epidemias e elevados índices de morbimortalidade. No entanto, os avanços terapêuticos eas medidas de suporte avançado reduziram a letalidade, que varia hoje de 5 a 20%. Para isso, é de fundamental importância o diagnóstico e o tratamento precoces.















2. MENINGITE BACTERIANA

O termo meningite vem do processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro). A meningite bacteriana é altamente contagiosa e a maior parte dos casos é grave, écausada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos, a doença considerada mais séria é a meningocócica que é causada pela Neisseria meningitidis, que causa infecção das meninges e infecção generalizada (meningococcemia).
O ser humano é o único hospedeiro natural da bactéria cujas sequelas podem ser variadas como dificuldades no aprendizado, paralisia cerebral, problemas comosurdez, distúrbio na linguagem, retardo mental, anormalidades motoras, distúrbios visuais e até causar a morte, a doença chega a matar cerca de 10% dos casos. A meningocócica tem início repentino e evolução rápida, que pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas.
Os sintomas são febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele,que inicialmente pode ser confundidas com picadas de mosquitos, porem aumentam rapidamente de número e tamanho, indicio de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue.
A confirmação do diagnóstico é identificada por um líquido da espinha, chamado líquido cefalorraquidiano (LCR) também conhecido como líquor, fluido cérebro espinhal, que identifica algum patógeno e, se sim, oidentifica. A análise clinica inicia-se com a coleta do liquido por meio de punção suboccipital (logo abaixo do crânio) ou lombar (entre a terceira, quarta e quinta vertebras lombares) e deve ser realizada por um médico. O profissional deve verificar a coloração do liquido que deve ser incolor.
Na suspeita da doença é fundamental já ser iniciada a medicação mesmo antes de saírem os resultados doexame laboratorial, pois o risco de sequelas graves cresce à medida que se retarda o início do tratamento. As lesões neurológicas provocadas nesse caso podem ser irreversíveis.
A manifestação da doença ocorre em maior propagação no inverno e em países mais desenvolvidos. Pelo fato de grandes aglomerações populacionais, precariedade no serviço de saúde e condições de higiene e aglomerações emlugares fechados no frio.
Crianças de até 6 anos de idade estão mais vulneráveis por não terem um sistema imunológico consolidado.
A meningite bacteriana entra no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta. Em seguida vai para a corrente sanguínea, podendo percorrer dois caminhos: cérebro ou difusão pelo corpo (septicemia), o processo inflamatório estende-se por todoespaço-subaracnóide em torno do encéfalo e da medula óssea espinhal e costuma envolver os ventrículos causando uma infecção generalizada.
3. MENINGITE VIRAL

Na meningite viral, o quadro é mais leve e é mais comum que a meningite bacteriana. Os vírus que com maior frequência causam meningite são os vírus do gênero Enteroviridae, incluindo os vírus Echo, Coxsackie, poliovírus e enterovírus, outros vírus podem...
tracking img