Menegon

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA
CENTRO DE ENSINO SUPERIORES DE BALSAS-CESBA
PROGRAMA DARCY RIBEIRO-CURSO DE QUÍMICA
PROFESSOR : SERGIO

PROCESSOS REVERSíVEIS E IRREVERSíVEIS

NATÁLIADE CARVALHO MENEGON

BALSAS-MA
2011
• Processos reversíveis:

São processos que após terem ocorrido em um dado sentido,tmabem podem ocorrer natuarlamnete num sentido oposto(ou não),voltando aoseu estado inicial.
Exemplo de um processo reversível:
Compressão lenta de um gás de modo a que, em cada instante, o sistema permaneça em equilíbrio termodinâmico. A compressão muito lenta de um gás,através de um êmbolo de seringa, é praticamente um processo reversível, pois ao largar-se o êmbolo após a compressão, este volta à posição inicial. A energia fornecida ao gás sob a forma de trabalho,quando este é comprimido, é então libertada para os arredores quando o gás se expande.
• Processos irreversíveis:
São processos que ocorrem sempre num só sentindo,sendo por isso fácil reconhecer aordem temporal com que acontecem.
Os processos irreversíveis são muito comuns na natureza. Por exemplo, se colocarmos uma gota de tinta num recipiente com água, a gota dissolve-se de forma gradual.Inicialmente, a gota encontrava-se num certo ponto à superfície da água, mas passado algum tempo a tinta fica espalhada. No início sabe-se onde está a tinta, mas no fim não há uma separação entre aágua e a tinta, ou seja, a desordem do sistema é maior no fim do processo. O processo é irreversível, isto é, de forma espontânea não é possível observar o processo inverso, em que a tinta misturada comtoda a água, voltaria a formar uma gota.
Em termodinâmica também existem processos irreversíveis, como é o caso do estabelecimento de equilíbrio térmico entre dois corpos a temperatura diferente, ouna experiência de Joule.
Considere-se dois objetos colocados em contacto térmico, estando inicialmente um objeto a uma temperatura superior à do outro. No final, o sistema formado pelos dois...
tracking img