Menbrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana Plasmática
15/08/2008 - Paulo Soares

- Revestimento celular constituído de fosfolipídios e proteínas. É responsável pela manutenção das diferenças entre o meio externo e o ambienteintracelular. - é constituída por três camadas: duas externas (escuras) e a central (clara) - princ. Componentes químicos: lipídios (fosfolipídios) e proteínas. Considerada lipoprotéica.

ENVOLTÓRIOSEXTERNOS
São revestimentos externos da MP que lhe dão proteção e suporte físico.

GLICOCÁLIX
- Reveste externamente as células animais - é formada por moléculas de glicídios frouxamente entrelaçadas- protege a célula contra agressões, retém nutrientes e enzimas. Mantém um microambiente adequado ao redor da célula.

PAREDE CELULÓSICA
- Reveste externamente a MP de plantas e algas - é umenvoltório espesso, relativamente rígido, constituído principalmente pela celulose (polissacarídeo), encontrada sob forma de longas e resistentes fibras (microfibrilas celulósicas). As microfibrilas sãomantidas unidas pela matriz formada por glicoproteínas e dois polissacarídeos ( himicelulose e pectina). Seus componentes são sintetizados no citoplasma e expelidos da célula, depositando-se sobre asuperfície externa da MP - parede primária: encontrada em células jovens de plantas, fina e elástica, permite o crescimento celular - parede secundária: camada espessa e rígida, onde novos componentesdepositam-se internamente à parede primária, depois que a célula atinge tamanho e formas definitivas

MODELO DO MOSAICO FLUIDO
-Criado em 1972 por Singer e Nicholson, explica a organização da membranaplasmática - MPCelulares formadas por duas camadas de fosfolipíos. Nelas se incrustam moléculas de proteína: algumas aderidas superficialmente, outras mergulham profundamente, podendo atravessar amembrana. Os fosfolipídios movem-se continuamente, tem fluidez de movimento, mas não perdem o contato uns com os outros, por isso as membranas são flexíveis.

PERMEABILIDADE CELULAR
A membrana é...
tracking img