Menbrana celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anabolismo faz parte do metabolismo e se refere à síntese de substâncias no organismo, criando moléculas mais complexas a partir de moléculas mais simples em altaescala energética (a formação de proteínas a partir de aminoácidos é um exemplo de anabolismo), caso esteja em baixa escala energética, acontece o catabolismo.Catabolismo é por sua vez, é o inverso do processo de anabolismo. No catabolismo as moléculas mais complexas são sintetizadas em substancias mais simples, a quebra dasproteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo.
De uma forma simples, o anabolismo seria a construção e manutenção do tecido muscular, e ocatabolismo a destruição.
A formula quimica da glicose é (C6 H12 O6) ela também é denominda de dextrose ou acúçar do sangue, forma-se naturalmente no alimento ou noorganismo pela digestão de carboidratos complexos. Após a absorção pelo intestino delgado, a glicose pode: (1) torna-se disponível como fonte de energia para omatabolismo celular, (2) formar glicogênio para armazenamento no fígado e nos músculos ou (3) ser transformada em triglicerideo para utilização subsequente como energia.
Oprocesso de degradação da glicose é denominado de glicólise:
Quando a molécula de glicose entra na célula, o ATP vai agir como doador de fosfato para fosforilar aglicose, transformando-a em glicose 6-fosfato, esta por sua vez é transformada em um isomero, frutose 6-fosfato que é controlada pela enzima fosfofrutocinase, a moléculade frutose 6-fosfato é transformada em frutose 1,6 difosfato. A seguir a frutose 1,6 difosfato se divide em duas moléculas fosforiladas com três cadeias de carbano.
tracking img