Memória Semântiva

746 palavras 3 páginas
QUEM É RESPONSÁVEL PELO QUE SABEMOS?

A cognição, ainda que muitas vezes mencionada e avaliada de forma global, pode ser dividida em diversos domínios cognitivos. Dentre esses encontramos a memória semântica, um subdomínio da memória responsável pelo armazenamento de conhecimentos e conceitos gerais, ou seja, responsável pelas informações que temos acerca do mundo e, que independem de um evento pessoal específico. Nessas informações incluímos desde os nomes que utilizamos para denominar pessoas e objetos, ao conhecimento de determinada informação geral adquirida ao longo dos anos, como saber quando e por quem o Brasil foi descoberto.
A simples pergunta sobre “quem” no nosso cérebro é responsável pelos conhecimentos que temos e das coisas que sabemos, levou neurocientistas e psicólogos cognitivos a estudar mais esse domínio.
A memória semântica é então um domínio envolvido no gerenciamento e armazenamento de conhecimentos sobre o mundo, pessoas, coisas e fatos. Ao longo da vida os conhecimentos vão sendo armazenados, sofrem influência dos processos de escolarização formal, e tendem a se manter estáveis durante o processo de envelhecimento saudável.
As crianças aprendem conceitos específicos e aos poucos os ampliam. Idosos com patologias neurodegenerativas, como a Demência de Alzheimer, perdem primeiro esses conhecimentos específicos e mantêm os gerais. Inicialmente, para uma criança é comum chamar de cachorro todo e qualquer animal até que o conhecimento dessa categoria se torne habitual. Ao contrário, para um idoso com demência, é comum dizer animal para um cachorro diante de si.
Um bom funcionamento desse sistema, próximo das memórias de curto e longo prazo e da linguagem, permite a formulação de novas associações que facilitam a consolidação da aprendizagem e uma correta comunicação.

Déficits na memória semântica podem ocasionar dificuldades de nomeação, tanto de pessoas como de objetos; dificuldades de categorizar, ou seja, identificar elementos como

Relacionados