Memória Cavhe

1025 palavras 5 páginas
Memória Cache

Introdução
Cache de memória é uma memória de alto desempenho localizada dentro do processador e que serve para aumentar a velocidade no acesso aos dados e instruções armazenados na memória RAM.
O computador é completamente inútil se você não diz ao processador o que ele precisa fazer. Isto é feito através de um programa, que é um conjunto de instruções que dizem ao processador o que deve ser feito.
O processador busca os programas na memória RAM. O problema é que quando a alimentação do computador é cortada, o conteúdo da memória RAM é perdido. Por isso as memórias RAM são voláteis. Por essa razão, programas e dados devem ser armazenados em uma mídia não volátil, caso queira ter de volta os dados após o desligamento da máquina. Como exemplo, as mídias de armazenamento não voláteis são os HD’s, CD’s ou DVD’s.

O processador não pode buscar dados diretamente do disco rígido porque os discos são muito lentos, mesmo se considerar o disco rígido mais rápido disponível no mercado.
A diferença de desempenho vem do fato de que os discos rígidos são dispositivos mecânicos, que são muito mais lentos do que os dispositivos puramente eletrônicos, já que as partes mecânicas precisam ser movidas para buscar um dado. A memória RAM, por outro lado, é 100% eletrônica e por esse motivo ela é muito mais rápida do que os discos rígidos, e idealmente tão rápida quanto o processador.
Entendendo a memoria cache L1 e L2
O cache passou a ser utilizado a partir dos micros 386, quando os processadores começaram a tornar-se mais rápidos que a memória RAM. Quanto maior a quantidade, ou quanto maior a velocidade, maior será a eficiência do cache. Geralmente o cache é divido em dois níveis, chamados de cache L1 (level 1) e cache L2.

Cache L1

A primeira camada de cache do sistema, encontrada sempre dentro do próprio processador (com exceção apenas para os micros 386). O cache L1 trabalha sempre na mesma frequência do processador e com tempos de latência

Relacionados