Memristor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO
O trabalho que se segue, tem como objetivo apresentar um novo componente da eletrônica que é o Memristor. Iremos mostrar a sua composição, para quais finalidades ele foi desenvolvido e como foi descoberto. Mostraremos a sua importância e evolução tecnológica e os benefícios que traz para o mudo atual.
Como o Memristor é um componente novo, ele ainda está em processo de pesquisas edesenvolvimento.

2.A EVOLUÇÃO DOS COMPONENTES ELETRONICOS
A eletrônica é uma área da Ciência que revolucionou o mundo e possibilitando o surgimento da computação. Foi necessário que vários cientistas formulassem teorias e cálculos de alta complexidade para provar que pequenos componentes poderiam gerar máquinas capazes de processar tarefas. É baseado nesse contexto que iniciaremos nossapesquisa sobre memristor, mas antes faremos um breve apanhado sobre os principais componentes fundamentais da eletrônica.
Figura 1- Exemplo de Resistor, Capacitor e Indutores

Fonte: Site tecmundo.com.br
O resistor, o capacitor e o indutor (três principais componentes fundamentais da eletrônica) são pequenas peças utilizadas na eletrônica, e informática. Estão presentes em quase tudo que se imagina.Os mais simples eletrodomésticos até as televisões, vídeo games e computadores são dependentes desses componentes. Entretanto a eletrônica moderna não depende apenas desses pequenos itens, houve uma época em que o mundo estava “parado” (tecnologicamente falando) por falta de um componente muito importante: o transistor. Este componente serve como uma peça inteligente que consegue realizar tarefasmais complexas do que o simples armazenamento de carga, retenção ou indução (funções que eram realizadas pelo capacitor, resistor e indutor, respectivamente). Devido à criação do transistor é que foi possível criar processadores e microchips capazes de interpretar ordens.
A princípio, o transistor foi pouco utilizado e não apresentava resultados muito surpreendentes. Todavia, aos poucos ele foiganhando seu devido espaço e hoje ele é um componente indispensável na eletrônica e na computação. Evidentemente, nenhum dos componentes apresentados até aqui foi mantido exatamente igual como na época em que foram criados. Com a evolução constante da tecnologia, todos sofreram redução de tamanho chegando à Nanotecnologia.
Contudo a nanotecnologia viabilizou a criação de diversas peças para oscomputadores, podemos citar, por exemplo, os processadores, chipsets, memórias e muitos outros. Foi graças à nanotecnologia que as memórias (memória RAM) puderam ser desenvolvidas em tamanhos incrivelmente pequenos. Entretanto as memórias RAM sempre sofreram com um grande problema: a dependência de energia.
Desde que a computação surgiu, nunca conseguiram desenvolver memórias RAM que pudessemarmazenar dados (mesmo que temporariamente) sem a utilização de energia. Diferente dos dispositivos de armazenamento, as memórias RAM são voláteis, o que faz com que os sistemas sejam bem mais lentos do que poderiam ser. Lentidão essa que ocorre na transmissão de dados entre o disco rígido e a memória RAM.
Sempre que se liga o computador, o sistema operacional deve ser enviado para a memória RAM (queé uma memória de alta velocidade), para que então o processador consiga acessar os dados do sistema sem demoras. Essa transferência de dados entre HD e memória sempre gerou problemas, e talvez seja um dos fatores que mais limita a evolução da computação. Todavia, este problema poderá ser resolvido em breve, pois foi criado o quarto elemento fundamental da eletrônica denominado Memristor.3.MEMRISTOR
Os memristores são nano fios com 50 nanômetros de largura, o que compreende cerca de 150 átomos. Os nano fios são formados por duas camadas de dióxido de titânio conectados a condutores. Quando uma corrente elétrica é aplicada a um deles, a resistência dos outros se altera. É esta alteração que pode ser registrada como um bit, a unidade básica de informação.
Figura 2- Exemplo de...
tracking img