Memorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA

WELLINGTON WAGNER BARBOSA

MÉMORIAS
(MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES)

PROFESSOR: ROBSON BORGESRODRIGUES

UBERABA - MG
2011
RAM DINÂMICA (DRAM)

        As RAMs dinâmicas são fabricadas usandoa tecnologia MOS, alta capacidade de armazenamento, baixo consumo de energia e velocidade de operação moderada. Armazenam 1s e 0s como cargas de microcapacitores MOS, tipicamente depoucos picofarads. EM função da tendência destes capacitores se descarregarem após decorrido tempo, as RAMs dinâmicas necessitam de recarga periódica das células de memória, operação estádenominada refresh da DRAM. Cada célula precisa ser recarregada decorridos de 2 a10ms, ou a informação nela armazenada será perdida.
Usava - se acoplar à memória DRAM um circuito paraimplementar a operação de refresh durante os intervalos de tempo em que a memória não estava sendo acessada para uma operação de leitura ou escrita.
        As memórias principais damaioria dos microcomputadores atuais usam DRAM em virtude de sua alta capacidade e baixo consumo.

MULTIPLEXAÇÃO DE ENDEREÇOS

        Os chips de memória de maior capacidade precisamTer muitos pinos para entrada de endereço, se for mantida a relação de um pino para cada bit componente do endereço. A fim de reduzir o número de pinos de endereço em chip DRAM de altacapacidade, alterando a relação dos pinos com os bits de endereço, os fabricantes usam a técnica da multiplexação de endereços, através da qual cada pino do integrado pode acomodar dos bitsdiferentes do endereço.

ASSOCIAÇÃO DE MEMÓRIAS EM SÉRIE:

[pic]

ASSOCIAÇÃO DE MEMÓRIAS EM PARALELO :

[pic]

Associação de memórias em Mista:

[pic]
tracking img