Memorias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memórias. As memórias de computadores podem ser internas e externas, sendo que, nos níveis mais baixo da arquitetura, os custos se elevam em referencia aos níveis mais alto da arquitetura.Localização da memória: . Processador; . Interna (Principal) ou memória de trabalho; . Externa (Secundária) armazenarmaior quantidade de dados (disco rígido); Capacidade da memória: A capacidade das memórias éexpressa em função de bytes (1 byte = 8 bits), sendo as palavras com tamanhos usuais de 8, 16 e 32 bits.

Endereços de Memória: Consiste em uma quantidade de células (ou endereços) , cada uma dasquais podendo armazenar uma informação. Se a memória tem n celulas, terão endereços de 0 a n-1.

Para o item a) necessário 4 bits para indicar o endereço.

Para os itens b e c) necessário 3 bits paraindicar o endereço. Ou seja, o número de bits no endereço determina o número máximo de células endereçáveis.

Tipos de Memória: RAM: memória volatil , é utilizada pelo processador (leitura eescrita). É do tipo volatil. ROM: Memórias que podem ser lidas pela CPU, mas não podem ser gravadas, sendo que estas são gravadas somente pelos seus fabricantes; PROM: São memórias do tipo ROM, sãoproduzidas em branco e podem ser programadas uma única vez. EPROM: São do tipo PROM que podem ser apagadas (raios ultravioletas) e gravadas novamente. EEPROM: são do tipo EPROM, mas podem ser apagadaseletronicamente. Ex.: BIOS.

Tecnologias de Memória RAM: SRAM: (Static Ram): Possui alimentação constante, acesso de até 15ns, seu custo é elevado em relação ao bytes, utilizados como memória cache peloseu desempenho. O armazenamento do bit necessita de seis transistores para cada bit.

DRAM: necessitam de um circuito para alimentação constante da memória, sendo que caso ocorra a perda de sinaiselétricos o conteúdo de sua memória é perdida. O armazenamento do bit necessita de 1 transistor e de um capacitor. Os chips da DRAM se diferenciam nos seguintes aspectos: . Numero de células de...
tracking img