Memorias e associações na opnião do autor Edgar Willems

754 palavras 4 páginas
Fale sobre a memoria segundo o autor edgar Willems
-No inicio dos estudos musicais, focamos em determinadas vertentes, tais como postura correta, os principios básicos da tecnica necessaria tocar determinado instrumento musical ou cantar e a qualidade timbristica e sonora. O de que fato acontece é que para guardarmos essas vivencias e experiencias utilizamos diversos tipos de memoria.
Para Willems, entre outros psicologos, esses diversos tipos de memorias, que conservam ideias e vivencias anteriormente adquiridas, o autor afirma que a música é um dominio particularmente favoravel ao estudo da memoria. Assim ele descreve como utilizamos esses diversos tipos de memoria dentro da música, que podem ser exercitadas ate mesmo separadamente, é como se dentro de nos tivessemos diversas gavetas, onde estão nossas vivencias, aprendizados, emoções entre outros, que na pratica musical o inconciente junto ao nosso organismo se encarrega de associar e de coordenar essas diversidades e diferentes tipos de memorias. Tais que são: memoria fisica, biologica, fisiologica, afetiva e sintetica da intuição.
Dentro dessas diversas memorias Willems organiza a memoria musical dentro delas, assim ele descreve que a memoria musical é ritmica, auditiva e mental/ intuitiva, e a memoria instrumental é classificada como memorias visual, tatil e muscular. Mas para organizar e esquematizar essas memorias Willems utiliza duas ordem para guiar-se dentros da memoria, que são os elementos da psicologia da música(aspectos que somente a musica utiliza) ea que é de forma geral a psicologia humana( aspectos que a pscologia e afins utilizam para descrever os diferentes tipos de memoria).
Separando a memoria musical dessa forma ele as organiza dentro das outras memorias (psicologia da música e humana)da seguinte maneira.

- Memoria Ritmica: É de ordem fisilogica(duração, intensidade), afetiva(emoções) e mental(metrica e logica numerativa).
-Memoria Auditiva: É de ordem da memoria do som

Relacionados