Memorias de um Sargento de Milicias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Memorias de um Sargento de Milícias
É um romance de costumes, publicado de 27 de junho de 1852 a 31 de julho de 1853 no jornal Correio Mercantil do Rio de Janeiro.
O Romance Urbano enfoca uma temática estreitamente vinculada à esfera social. Ou seja, ele se dedica especialmente a reproduzir e tecer críticas aos hábitos praticados no âmbito da sociedade. Na história da literatura elecorresponde às obras produzidas pelo Realismo, particularmente no século XIX. O romance urbano mais autêntico desta época, no Brasil, foi Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. Apesar de integrar a Escola Romântica, esta obra foge das características tradicionais deste gênero e mescla elementos do Romantismo a características realistas. Manuel se inspirou em criações satíricas,comuns na época da Regência e nos primeiros momentos do reinado de D. Pedro II.
A linguagem é bem coloquial, sem cair na linguagem de baixo calão. O autor retrata de forma saborosa a fala do povo desse período, especialmente a dos cariocas.
Foco Narrativo
Terceira Pessoa - A trama aqui é conduzida na terceira pessoa, por um narrador-testemunha. Ele observa os eventos, mas não toma parte deles.A narrativa é fluida e dinâmica.
Tempo
Tempo Cronológico - Toda a história se desenvolve de maneira cronológica; somente aqui e ali o narrador suspende essa sequência para se referir brevemente ao pretérito, com a intenção de explicar alguns pontos não compreensíveis da narrativa. Por exemplo, em dado momento ele revela o passado do barbeiro no Navio Negreiro. Tudo se passa no período em quea família real desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, na época em que D. João VI era o rei de Portugal.
Resumo do Enredo
No século XIX, em terras cariocas, Leonardo passa por muitas peripécias e protagoniza passagens divertidas e irônicas. O autor acompanha sua trajetória desde o momento em que ele nasceu. Ele foi fruto do romance entre Leonardo-Pataca, um negociante de roupas, e Maria dasHortaliças, uma camponesa. O casal se conheceu a bordo da embarcação que o trouxe de Lisboa até o Brasil. A criança teve como padrinhos a parteira e o barbeiro. O autor acompanha a trajetória do herói da malandragem até sua promoção à posição de Sargento de Milícias.
Desde pequeno o protagonista é marcado pelos reveses do destino, com a fuga da mãe ao lado do capitão de um navio e o abandono do pai,agora um meirinho, posição prestigiada neste período histórico. Durante a briga mais acirrada de Pataca e Maria, o pai dá o famoso pontapé no protagonista, gesto que lhe deixaria fortes impressões ao longo da vida. Leonardo é criado pelo barbeiro, que se dedica a ele de corpo e alma. O padrinho se apega tanto ao menino que não percebe a sua ausência de caráter, um traço presente em Leonardo desdea infância. O sonho do padrinho é que ele seja clérigo, e para isso o prepara, em meio às travessuras do garoto.
O protagonista passa por várias aventuras, sempre enganando o barbeiro. Anos depois ele ingressa na escola. Nesta ocasião o menino se torna amigo de um sacristão, também propenso à malandragem, e assume a mesma função na Igreja, com a ajuda de Tomás da Sé, pai de seu colega. Enquantoisso, em meio às traquinagens do garoto, o autor vai revelando a libertinagem do padre e o envolvimento desse sacerdote com uma cigana, ex-amante de Leonardo Pataca. O protagonista é expulso da Igreja ao revelar essa história oculta do sacerdote. A única tentativa de frequentar a escola é frustrada; dura apenas um dia, pois na manhã e na tarde o garoto só ganha palmatórias do mestre. Enquantoisso, sua madrinha insistia que ele devia exercer um ofício.
Na mocidade ele se torna um desocupado. Seu pai enfim deixara a cigana e se casara com a filha da parteira, Chiquinha. O protagonista se interessa pela sobrinha de Dona Maria, amiga do barbeiro. Luisinha agora é órfã e fica sob os cuidados dessa senhora, que ganha sua guarda em uma das famosas contendas, passatempo preferido da senhora....
tracking img