Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caderno 02 educadores e educando; tempos históricos
Unidade-01 para que estudar e compreender a educação por meio da historia
Acho que devemos ser bons educadores, tolerante com as crianças tanto nos ambientes escolares quanto fora dele, e jamais ser ignorante, e participar das reuniões pedagógicas escolares que inclui os funcionários. . O educador tem um papel fundamental no futuro dasnossas crianças. É na escola que complementamos e até mudamos o modo de pensar dos nossos alunos. Para isso é preciso de profissionais compromissados e que acreditem que a educação é o único instrumento capaz de transformar uma sociedade. O papel do educador na escola é sem dúvida, o de propor a reflexão e a busca incansável do conhecimento. Todos os responsáveis pela educação devem se empenhar e secomprometerem ao seu bom funcionamento. Não esquecendo, principalmente, que as mudanças só acontecerão quando a sociedade começar a exigir de seus representantes atitudes que favoreçam todos os requisitos que esta área exige.
A escola é o lugar para onde enviamos nossas crianças e aprendam a conviver com o outro e possam também criar e inventar objetos, vivenciar valores, sentimentos e sonhos. Aeducação acontece em vários lugares como, na igreja na escola etc. e é uma pratica social pedagógica dentro da escola tem uma grande relação entre professores, funcionários e alunos. O papel do educador na escola é sem dúvida, o de propor a reflexão e a busca incansável do conhecimento. Todos os responsáveis pela educação devem se empenhar e se comprometerem ao seu bom funcionamento. Nãoesquecendo, principalmente, que as mudanças só acontecerão quando a sociedade começar a exigir de seus representantes atitudes que favoreçam todos os requisitos que esta área exige.
Unidade-02 educação construída pelos padres da companhia de Jesus
Quando os padres chegaram ao Brasil eles tinham por objetivo catequizar os índios. Os jesuítas celebravam os rituais religiosos nas aldeias, batizavam osnativos, ensinavam a estes a língua portuguesa, os bons costumes e o catecismo, além de forçá-los ao trabalho. A corte portuguesa permitia que os indígenas hostis e rebeldes fossem aprisionados pelos portugueses. A falta de braços, ou seja, de mão-de-obra para o trabalho então eles tinham que ajudar os senhores de engenho não somente das atividades econômicas, mas também da vida particular do senhorde engenho, servindo-lhe de servo e satisfazendo os Seus desejos sexuais. E com Os negros traziam consigo o fardo histórico da escravidão. Depois de muito tempo já bem catequizado os senhores diziam a eles que eles seriam de algum modo beneficiados para incentivar ao trabalho nos canaviais, nos engenhos e na mineração, mas com o passar do tempo eles começaram a perceber que estavam sendoescravizados e isso eles não admitiria e começaram a fugir pelas matas, pois isso eles fugiria com a maior facilidade que já conhecia a mata.a relação que existia entre os coloneses e os índios era como escravos dos senhores pois era pra isso que eles tinha serventia para os senhores e nada mais isso no começo,quando eles chegaram,mas com o passar dos tempos tiveram que se aliar aos índios para não teremprejuízo em suas lavouras.


Unidade-03aulas régias: a educação dirigida pelo marquês de pombal
“No dia 3de setembro de 1759, através do qual D.José tornava os jesuítas, acusados Por crime expulsos de todos os territórios de Portugal e domínios”. Os jesuítas, principais responsáveis pela educação, agora transformados em inimigos, estavam expulsos, e encerradas as suas aulas. A implantação dasaulas régias, num espaço tão amplo, exigiria um grande esforço dos princípios educacionais, assim como de severas normas de conduta, para professores e alunos. De 1759, quando os padres jesuítas foram expulsos, até 1772, quando foram criadas as aulas régias avulsas, a colônia já era habitada por inúmeras tribos indígenas e por portugueses, holandeses, franceses, e também desembarcados aqui. . No...
tracking img