Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL


Estudante desde a infância em escola publica, cursei o Ensino Fundamental em duas escolas municipais, sendo da primeira a quarta série na Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, e da quinta a oitava série na Escola Municipal Álvaro Botelho. Fiz o Ensino Médio na Escola Estadual Dora Matarazzo durante os três anos e hoje me encontro matriculada na Universidade Federal deLavras, no curso de Licenciatura em Química.
A partir da teoria de Gardner, onde ele afirma que o ser não está condicionado a uma única inteligência, e sim que a mente é composta de múltiplas capacidades independentes entre si e descreve as oito teorias das inteligências múltiplas, é possível fazer uma reflexão das transições ocorridas desde a minha infância até o dia de hoje.
A primeirateoria de Gardner que eu consigo identificar em mim, é a Linguística. Desde a infância eu sempre apresentei muita aptidão pela leitura, minha mãe sempre conta que eu amava ouvir as histórias infantis e até mesmo antes de aprender a ler, que eu pegava os livros e através das figuras eu ia narrando à história, como se estivesse lendo. E esse gosto pela leitura me acompanha até hoje, porém, na medida emque fui crescendo e evoluindo na escola, adquirindo novos conhecimentos, outras habilidades foram surgindo, mas em contrapartida as dificuldades também apareceram, como por exemplo, a facilidade em trabalhar com a Matemática, onde eu comecei a desenvolver meu lado Lógico-matemática e passei a ter uma afeição muito grande pela exata. Apesar de ser completamente apaixonada pela leitura, sempre gosteimuito mais das aulas de exatas do que humanas. E sempre tive uma barreira muito grande com a História e a Geografia, principalmente com a História, minha imensa dificuldade sempre esteve aí, pois definitivamente eu nunca tive paciência e jamais gostei de estudá-las. Minha vontade era sempre de fugir de todas as aulas.
No entanto, a minha facilidade com os números, contas, e a matemática em si,durou apenas até o ensino médio, o que era lindo, perfeito e que eu sempre tirava de letra, passou a ser chato, maçante, difícil e um tanto quanto desinteressante quando comecei as estudar os cálculos no ensino superior, não só os cálculos, mas as físicas também e apesar de cursar uma ciência exata, e gostar muito da Química em si, foi a partir daí que eu pude perceber que o lado das ciênciashumanas estava falando mais alto em mim. E através desta percepção, que eu pude identificar o meu lado Intrapessoal, onde eu comecei a reconhecer as minhas habilidades, necessidades, desejos e a minha própria inteligência.
Posso dizer que o meu interesse pela docência começou a surgir quando fui para o Ensino Médio e comecei a conhecer a Química, pois até então, eu nunca havia tido aulas específicasda matéria e foi aí que eu comecei a tomar gosto em estudá-la.
No primeiro ano eu tive uma oportunidade muito grande, que foi ser selecionada pela escola para participar do programa de Iniciação Científica Júnior da UFLA, mais conhecido como BIC-Júnior, o que foi uma experiência extremamente significativa para a minha vida. Eu escolhi justamente a área da Química por eu gostar pra podertrabalhar e participei do programa do segundo semestre de 2005 a fevereiro de 2008, que foi quando me formei no BIC-Júnior. Durante esse tempo, tive participação ativa em projetos de Química na Educação, como o de Química para as crianças e também o curso de capacitação para professores do Ensino Fundamental, ministrado por professores da UFLA e seus orientados, de como despertar o interesse pela Ciênciaatravés de experimentos com materiais alternativos.
Apresentei dois trabalhos no congresso de Iniciação Científica da UFLA, o CIUFLA, um no ano de 2006 e outro em 2007. Participei também da I Mostra Cientifica e Tecnológica dos programas de Iniciação Científica Júnior de Minas Gerais, O PROVOC INOVAÇÂO 2006, na UFMG. E assim, foi como eu fui me apaixonando cada vez mais pelo curso e pela área...
tracking img