Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADÊMICA: Maria da Penha Vieira Silva
RA: 1055945

UNIDADE TEMÁTICA: Alfabetização e Letramento.

ROTEIRO DE ESTUDO: Compreender, conhecer, entender e distinguir os métodos utilizados no processo de alfabetização e letramento.

ATIVIDADE: O aluno precisa entender o que leu, saber ler diferentes gêneros de textos, avaliar, refletir e questionar.


.
Trabalho apresentado àuniversidade de Uberaba, como parte das exigências a conclusão da disciplina do semestre do curso de Pedagogia ministrada por Dolores Coutinho Coutinh


UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Curso a distância de Pedagogia
Núcleo: Belford Roxo
2011





UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Curso a distância dePedagogia

Turma: 4 Etapa: 2ª Volume: I

Acadêmica: Maria da Penha Vieira Silva

Preceptora: Dolores Coutinho












UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Curso a distância de Pedagogia
Núcleo: Belford Roxo
2011ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
COMPREENDER O MUNDO: COMPARANDO SENTIDOS POR MEIO DA LEITURA E DA ESCRITA

CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO
Para compreendermos o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem quanto ao aspecto da alfabetização, precisamos entender quais as características de nossas crianças e suas necessidades.
“Na escola, nós temos alfabetizado as crianças, mas a maioria da população saidizendo que não sabe escrever. Nos dias de hoje, em que a sociedade do mundo inteiro estão cada vez mais centradas na escrita, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso letrar-se”.(Magda Becker Soares)
Para descortinar aos professores os diferentes caminhos, nem sempre previsíveis, daaprendizagem, faz-se necessário emergir algumas teorias de ordem conceitual sobre a alfabetização e o letramento.
Entretanto, nesse processo que se chama letramento, não basta juntar letras para formar palavras e reunir essas mesmas palavras para compor frases. Essa capacidade deve vir adicionada à possibilidade de compreender o que se leu, de assimilar diferentes tipos de textos e de estabelecervinculações entre eles. Logo, o letramento que é a noção ampliada de leitura e escrita, na atualidade, se constitui numa grande preocupação daqueles que se dedicam ao ensino da língua portuguesa. Entre eles, destaca-se a especialista, professora, pesquisadora, doutora em educação e responsável pela difusão do conceito e estudo de letramento, Magda Becker Soares. Tida como uma das maisrespeitadas especialistas no assunto, a educadora é considerada a pioneira das pesquisas sobre letramento no Brasil, escreveu mais de 20 livros sobre o ensino do Português – entre os quais Letramento: um tema em três gêneros; e, Alfabetização, Letramento e Português: uma proposta para o letramento -, que se tornaram referencias obrigatórias para professores e pesquisadores da área.

TCA-Diante da diversidade humana, a educação atual está apta para atender todas as necessidades dos educandos?
A leitura e a escrita são instrumentos de inserção e participação na sociedade letrada em que vivemos, logo, precisamos garantir a todas as crianças esse direito. “A escola tem que ensinar a criança ou o adulto a fazer uso da tecnologia da leitura e da escrita. O aluno precisa entender o queleu, saber ler diferentes gêneros de textos, avaliar, refletir e questionar”. Uma das condições fundamentais de inserção das crianças no mundo letrado é levá-las a se apropriar da cultura escrita.
Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é a marca da vida social...
tracking img