MEMORIAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LIANA RODRIGUES DOS SANTOS SILVA
PRECEPTORA: MARIA DA CONCEIÇÃO







MEMORIAL DE APRENDIZAGEM.








CARATINGA/MG
2014
MEMORIAL DE APRENDIZAGEM.

Sou Liana Rodrigues dos Santos Silva, nasci 08 de maio de 1984, na cidade de Rio de Janeiro. Meus pais, o Sr. Joaquim Rodrigues dos Santos e a Sra. Maria da Conceição da Silva Dos santos (in memorian)Atualmente moro em Caratinga, sou casada tenho 01 (um) filho. Minha vida nunca foi fácil, acredito que cada pessoa tem sua história, sua conquista. Venci vários obstáculos, um deles foi a ausência da minha mãe na minha adolescência a fase que precisava. Sobrevivi, amadureci, e tudo que sou hoje devo ao meu pai, estudei formei, enfim, era doida pra fazer faculdade, como não tinha condição tiveque esperar. Nesse tempo de espera fui percebendo o quanto a vida ia tomando seu rumo. Empregada trabalhando como secretaria em um consultório médico tive a chance de fazer faculdade a distância devido o valor ser bem acessível e ainda o curso que eu tanto queria.
Escolhi esse curso não somente como oportunidade de concretizar um sonho, mas necessidade de superar obstáculos e provar para mim mesmaque sou capaz de fazer melhor, transformando-me em um ser com mais conhecimento. .Quero trabalhar na área pedagógica, seja ambiente formal ou não, apresentando uma educação diferenciada, não só com crianças e adolescentes, mas para todos.
Ao ingressar na Faculdade, Já na primeira matéria estudada, foi possível relembramos a Origem do homem. Ressaltando que o ser humano, o homem é capaz, eleaprende, pode contribuir consigo mesmo para viver melhor em sociedade. Que se abrindo à aprendizagem, estabelece o caminho para o convívio social, para um viver melhor e se tornar um ser dinâmico e sujeito às mudanças políticas, sociais, econômicas.
Tivemos a oportunidade de conhecer os “Processos Históricos da Educação”, compreender as propostas educativas que foram sendo construídas desde ascomunidades tribais, passando pelos povos da Antiguidade Oriental, chegando às concepções de educação que a Antiguidade Clássica nos legou (Grécia e Roma) . Relatou ainda as mudanças ocasionadas nos séculos XVII e XVIII em relação aos aspectos econômicos, políticos, morais e religiosos. Foi magnífico estudar a “ História da Educação e da Pedagogia Geral e do Brasil¨, ao qual a autora Maria Lúcia deArruda Aranha, enfatizou de forma clara, enriquecendo a apresentação dos textos com gravuras, destacando os mesmos. Não tive dificuldades maiores, apesar do contexto ser imenso, pois aprecio essa matéria. Destaco o Humanismo, A ascensão da burguesia, A Reforma e a Contrarreforma, A educação leiga, religiosa,, a Pedagogia. No Capítulo 8, quando estudamos o Iluminismo. No décimo capítulo, vimos aEducação para a Democracia. Muito me agradou quando na III etapa fomos convidados a estudar sobre “ Ludicidade, arte e educação”, ou seja o espaço pedagógico. Assunto que enriqueceu a nossa compreensão para desenvolver bem e de forma diferenciada o nosso trabalho como pedagogos. Pudemos desenvolver Atividades, trabalhos em grupo com os nossos colegas em sala de aula, e proporcionou habilidades econhecimentos, técnicas que foram aplicadas em nosso estágio obrigatório. Aprendemos sobre a Teoria psicossexual de Sigmund Freud, as fases do desenvolvimento, o qual relatou que a brincadeira é uma assimilação quase pura do real ao eu, não tendo nenhuma finalidade adaptativa. Assistimos ao filme:” Freud, além da alma”, que mostra as suas descobertas, com as suas próprias experiências de sua profissãoe a teoria que desenvolveu sobre o complexo de Édipo. Estudamos a concepção de Vygotsky Destaco a relação escola e comunidade, no Capítulo 6, da importância da ligação entre família, escola e comunidade, no processo ensino-aprendizagem dos alunos.Destaco a matéria “Alfabetização e letramento”, que explica os assuntos que giram em torno da alfabetização e suas implicações pedagógicas. Nos ensina...
tracking img