MEMORIAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO FILME PRECIOSA

A relevância do tema deve-se a importância imprescindível, para os profissionais que lidam com o direito e/ou a psicologia, de conhecer os fatores relacionados à forma como se constrói a dinâmica familiar em um contexto doente, para o qual a sociedade tenta fechar os olhos e assim buscar compreender como a história de vida, o contexto social e a família sãoimportantes na estruturarão de uma personalidade.
Contextualização do Filme: Preciosa
O Filme retrata o drama social da Jovem Claireece Precious Jones. Desde já pode-se afirmar que o filme “Preciosa” não é uma obra de ficção qualquer e sim um retrato que pode vir a aplicar-se como roteiro real em diversos lares, nos quais crianças e adolescente são, constantemente, colocadas em situações de extremadesqualificação e marginalizadas, além de frequentemente expostas à violência sexual, física e psicológica
Precious é uma adolescente de 16 anos de idade que é expulsa da escola no início de sua segunda gestação. Ainda, nas cenas iniciais coloca-se claramente no filme que Precious é possuidora de uma imaginação muito frutífera. Ela sonha, por exemplo, que seu professor é apaixonado por ela e que irãomorar juntos. Tal imaginação mostrar-se-á como um dos mecanismos de defesa e grande parte da fonte de sua forte resiliência para a difícil estrutura familiar na qual se encontra inserida.
Precious é uma adolescente de 16 anos de idade que é expulsa da escola no início de sua segunda gestação. Ainda, nas cenas iniciais coloca-se claramente no filme que Precious é possuidora de uma imaginaçãomuito frutífera. Ela sonha, por exemplo, que seu professor é apaixonado por ela e que irão morar juntos. Tal imaginação mostrar-se-á como um dos mecanismos de defesa e grande parte da fonte de sua forte resiliência para a difícil estrutura familiar na qual se encontra inserida.
No ambiente domestico Precious vive com sua mãe que se mostra extremamente desequilibrada psicologicamente e portadora decaracterísticas que poderiam ser atribuídas à uma estrutura boderline de personalidade. No enredo do filme aos poucos vai sendo evidenciado que o filho que está esperando é resultado de uma relação incestuosa com o seu Pai. Das relações de violência sexual às quais Precious é submetida desde os três anos de idade podem provavelmente originar-se as motivações para negligência por parte da mãe a qualnutre um ódio doentio contra a filha, pois acredita que a adolescente desde criança seria concorrente nas relações sexuais com o Pai.
Ao ser excluída de sua escola Precious é matriculada em uma escola alternativa para garotas com problemas sociais. Lembrando que a adolescente, além de encontrar-se grávida pela segunda vez, era praticamente uma analfabeta funcional.
A mãe de Precious é uma pessoaque se mantêm de forma parasitária dos benefícios do Estado que são garantidos à adolescente e à sua primeira filha, uma menina com síndrome de Down, apelidada de “mongo”.
Ainda, no contexto familiar de Precious encontramos, mesmo que de forma bem rápida, a figura de sua avó materna, uma pessoa que se mostra como sendo a representação do amor, carinho e segurança e que cuida da primeira neta,sem no entanto, ter força suficiente para acolher Precious.
O segundo ambiente apresentado no filme é a sala de aula da escola alternativa. Local em que a personagem principal tem a oportunidade de pensar e apropriar-se de sua realidade tendo como facilitadora uma professora que presta acompanhamento individual às dificuldades oriundas da história de vida das alunas tutoreadas.
Pode-se afirmarque esse suporte social fora o alicerce para a reorientação da história de vida de Precious dando-lhe os meios e encaminhamentos necessários para que reorganizasse e se instrumentalizasse para enfrentar sua realidade que além de dificuldades uma dura dinâmica familiar incluía analfabetismo funcional, desemprego, baixa autoestima, AIDS, dois filhos para sustentar. Todos esses fatores alicerçados em...