Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação

Sou Neusa Aparecida Ferrari Mourão, 54 anos, estado civil separada. Resido na cidade de São José dos Campos há 12 anos onde trabalho como professora na rede municipal e estadual de ensino. Ministro aulas de Ciências para o ensino fundamental e Biologia para o ensino médio.
Tenho duas filhas, Ana Cláudia de 37 anos e Roberta com 30 anos. Tive também a Bruna, falecida há 13 anos,com então 15 anos de idade. Ana Cláudia e Roberta já casadas, residem em outra cidade. Ana Cláudia, formada em Turismo mas que trabalha com vendas e Roberta formada em Biologia e cursando mestrado em Biotecnologia na Universidade de São Paulo.
Moro sozinha na companhia de um cãozinho mini Pincher (minha paixão) e tenho como hobby assistir a DVDs, caminhar pelas ruas da cidade, andar debicicleta, viajar e ler livros. Amo também praia nos finais de semana e praticar mergulho livre.
Tenho duas amigas com quem divido meus segredos e chopinhos nos finais de semana: Giovanna que mora também em São José dos Campos e Fátima que mora em São Caetano do Sul.

4

Minha infância
Única menina numa família de oito filhos, tive uma infância cercada pelos cuidados dos irmãos (fui a sextafilha) e mimada pelo meu quinto irmão e com quem, até hoje, tenho mais apego e carinho.
Vida normal em Santo Anastácio, cidade do interior de São Paulo e pouco me lembro dessa fase. O período que mais marcou essa fase da minha vida, lá pelos meus seis ou sete anos, é que eu adorava quando aos finais de semana meus irmãos iam nadar nos rios dos arredores da cidade e me levava junto com eles.Maravilhoso a adrenalina de atravessar pastos e correr de bois bravos para nadar nos pequenos rios e córregos (lá esses falam “córgos”). Coisa que, até hoje, faço questão de fazer com eles quando vou para Santo Anastácio, visitá-los no final do ano para passarmos o Natal juntos.
Fevereiro de 1964 e lá vou eu iniciar minha vida de estudante. Inesquecível o cheirinho de cadernos novos e oencantamento pelo livro “Caminho Suave”. Foi nesse ano também que me apaixonei pela primeira vez. Quem foi essa paixão? Elvira Rebolho Lombardi, minha primeira professora. A mais doce, atenciosa, carinhosa e paciente de todas que tive. Como foi fácil começar a entender o alfabeto em sua companhia. Como foi fácil aprender a ler e escrever minhas primeiras palavras.
Fato também inesquecível foi quando, naterceira série, a professora fez uma chamada oral das tabuadas. Fui sorteada com a tabuada do sete e errei ao falar a tabuada sem fazer a multiplicação dos números na sequência. Bronca violenta e sem sair para o intervalo. Fiquei na sala estudando mais para, após o intervalo, acertar a bendita. Errei de novo e levei como tarefa a execução da mesma por trinta vezes. Achei isso ruim? Que nada! Ruimfoi ficar sem o delicioso prato de sopa que tomávamos de merenda e que até hoje sinto seu cheiro quando me remeto ao passado ou saio para o intervalo nas escolas
5
que trabalho. Se me lembro dessa professora? Claro que sim! Leontina Marcussi era seu nome. Brava que ela só, feito uma leoa! Alguma semelhança no nome? Até hoje não consigo falar direto a tabuada do sete. Trauma que jamais deixarianos meus alunos.
No ano de 1967, cursava o quarto ano no período da manhã e a tarde tinha que freqüentar o curso preparatório para o Exame de Admissão, pois naquela época era necessário ser aprovado nas disciplinas de Português e Matemática para matricular-se na quinta série. Outra professora que também marcou minha infância foi Maria Júlia Paes Leme neste ano e quem me ajudou muito no sucessoobtido para o ingresso no ginasial. Era esse o nome dado aos quatro anos do curso após a 4ª série do curso primário.
Fui tão bem que sai na capa do jornal local como as cinco melhores notas. Senti, pela primeira vez, o que é ter orgulho de si mesma.


6

Minha adolescência
Terminado a oitava série, fui obrigada a parar de estudar para trabalhar e ajudar nas despesas da casa, pois...
tracking img