Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
Samya Nara Rocha Mendes
 




 
 
  
 
MEMORIAL DESCRITIVO DE FORMAÇÃO
 

 
 
 
 
 
 



  
UBERLÂNDIA-MG  
2012


UNIVERSIDADE DE UBERABA
Samya Nara Rocha Mendes
 
 

 
 
 
 
 
 
 
MEMORIAL DESCRITIVO
Memorial de Formação, apresentado ao Curso de Pedagogia daUniversidade de Uberaba, como requisito para aprovação em Trabalho de Construção de Aprendizagem. 
 
 
 
 
 
 
 

UBERLÂNDIA-MG  
2012
SUMÁRIO 
 
1-Resumo.................................................................................................................04 
 
2-Introdução.............................................................................................................05

3- Graduanda em Pedagogia...................................................................................06
  
3.1. A identidade do educador-gestor da escola básica ........................................09 

3.2. Necessidades educativas infantis.........................................................................15 

3.3. Desenvolvimento lógico-matemático dacriança............................................22

 4. Conclusões.........................................................................................................30 

 5. Referencias Bibliografias ....................................................................................36 















1- RESUMO

O memorial (do latim memoriale) é a escrita de memórias e significamomento ou escrito que relata acontecimentos memoráveis. O momento – que quer dizer ‘lembra-te’ – de modo geral pode ser compreendido como uma marca que serve para lembrar qualquer coisa.

Elaborar um memorial descritivo é reconstruir a própria existência. Essa não é uma tarefa fácil, pois, na opinião de Moraes (1992), “memorial é um retrato crítico do indivíduo visto por múltiplas facetas atravésdos tempos, o qual possibilita inferências de suas capacidades.”

Sendo assim ao elaborar este memorial levei em conta a crítica e autocritica do desempenho acadêmico ao longo da minha trajetória. Neste ensejo procuro destacar os elementos que, marcados por quebras de paradigmas, por coerência e incoerências, e por meio das relações estabelecidas com o mundo, possibilitaram a construção de minhatrajetória acadêmica que envolve o pessoal e profissional.

O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas conscientes e “inconscientes” que possam dar vida ao Memorial de Trajetória Acadêmica e as transformações percebidas no decorrer dessas experiências.

Procuro destacar os elementos que, marcados por quebras de paradigmas, por coerências e incoerências e por meio dasrelações estabelecidas com o mundo, possibilitaram a construção de minha vida profissional.

Além de considerar este memorial auto-avaliativo, acredito que ele acaba se tornando um instrumento confessional de meus sonhos.





2- INTRODUÇÃO


O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional, destacando atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades querealizo atualmente e as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação a esse curso.
Quem lida com a ciência sabe, pela própria história da filosofia da ciência, que este não é um conhecimento que se gera espontaneamente, nem se dá a produzir sem determinadas condições objetivas infraestruturais de formação humana e de pessoal tecnologicamente preparado e, muito menos, é disseminado fora deinteresses econômicos, políticos e ideológicos, apesar de ser uma necessidade vital de segunda ordem para toda a humanidade. É um conhecimento especial, exige longa formação, método, rigor e, fundamentalmente, condições objetivas, infraestruturais tecnológicas e de financiamento para ser elaborado, produzido, socializado e realmente ser útil e necessário à classe trabalhador.

Em 2009...
tracking img