Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar os mecanismos pelos quais se processou a inclusão social de pessoas com transtorno mental, esclarecer o trabalho do CAPS aos familiares, sua importância no tratamento para a promoção da inserção social e para a superação dos obstáculos desta trajetória.
O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, do município de.... Ba local onde ocorre o estagio é um espaço que acolhe pessoas com transtornos mentais leves, moderados e graves, bem como usuários de drogas e álcool.
Os CAPS foram criados para substituir o tratamento hospitalar psiquiátrico e para requerer a construção de unidades de saúde de cuidados mental em todo território nacional, tem por intuito a reabilitação e inclusão sócio-educacionaljunto ao público-alvo. Além de proporcionar assistência aos familiares e cidadão com transtorno mental, têm por prioridade executar atividades didáticas que incluem o ensino, a pesquisa e a extensão, funcionando como espaço de difusão científica em saúde mental.
Considerando o fundamental papel do familiar neste processo, Luzardo et al. (2006) ressaltam que esta pessoa necessita de atençãoespecializada dos profissionais e dos serviços de saúde, pois a extensão e a complexidade de algumas doenças repercutem de forma negativa sobre sua vida, produzindo desgaste físico, mental e emocional.
O CAPS tem como função principal formar um lugar de referência e um serviço comunitário com o apoio da família, para tratamentos de pessoas que sofrem transtornos mentais, um local quepossibilite o desenvolvimento da autonomia e cidadania do cidadão com sofrimento psíquico, favorecendo aos estagiários e técnicos a vivência interdisciplinar\multiprofissional e promovendo o intercâmbio do saber entre diversas áreas de conhecimento com o objetivo de identificar as dificuldades que as famílias apresentam na convivência com a pessoa com transtorno mental usuário do CAPS.2 RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO
No Campo de estágio o trabalho é realizado diretamente com o usuário do (CAPS) e com seus familiares onde se desenvolve diferentes atividades junto ao Assistente Social como: oficinas terapêuticas, oficinas de higiene e saúde, palestras para acompanhantes, visita domiciliar, acolhimento ao usuário, seção de cinema, atualização dos prontuários,diagnóstico social do usuário, etc.
O (CAPS) centro de atenção psicossocial esta centralizado .......- Ba é um móvel com característica residencial em um local de fácil acesso e foi adaptado para atender à sua demanda específica. Funciona desde janeiro de 2011 e consta com 180 pacientes inscritos, sendo que 19 intensivos, 50 semi-intensivos e 111 não – intensivo.
Os trabalhose atividades de intervenção desenvolvidas para usuário e família são realizados da seguinte maneira:

Trabalho e atividade desenvolvidos Quantidade
Grupo de acolhimento 03
Oficina terapêutica 02
Cinema no CAPS 02
Oficina de higiene e saúde 02
Orientação sobre o CAPS 02
Orientação aos acompanhantes 03
Visitadomiciliar 10
Palestra para acompanhantes 03
Palestra aos usuários 02
Entrevista com usuário 03
Com os instrumentos acima utilizados no período de estágio de observação e intervenção possibilita a observação da realidade concreta em funcionamento com acesso a informações privilegiadas e detalhadas.


2.1 PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO E EXECUÇÃO DOPLANO DE INTERVENÇÃO

O processo de implementação e execução do projeto de intervenção ocorreu a partir do desenvolvimento de programas de assistência social em saúde mental, através do atendimento individual multiprofissional, em grupo, família e domicílio juntamente com o Assistente Social e o estagiário em Serviço Social que atuam com intervenção no campo de seu trabalho: visitas...
tracking img