Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE LETRAS
(ROBERVÂNIA SILVA NUNES)















memorial


















(Utinga - Bahia)
2011




ROBERVÂNIA SILVA NUNES















memorial










Trabalho de complementar apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, comorequisito parcial para a obtenção da aprovação na disciplina (Interdisciplinar).


Tutor eletrônico: (Adriana Borges de Morais Gaiotto)







Utinga - Bahia

2011














Eu Robervânia Silva Nunes filha primogênita de uma família de trabalhadores do povoado de Botafogo distrito de Bonito Bahia nascida no ano de1991. Do lado materno, a referência era a determinação da jovem senhora criada por mãe adotiva, que substitui o tempo de aprender as primeiras letras pelo trabalho da colheita do café, para fortalecer a produção cafeeira da região e sustentar as três filhas. Do lado paterno, a persistência, resistência e esforço do jovem trabalhador rural. Ter nascido dessa união tem um significado muito especial,que não pode ser traduzido por qualquer tentativa de racionalização sobre a minha história de vida. Contudo, a simples tentativa fortalece o sentimento de que o tempo passa, as pessoas mudam, mas as experiências que vão sendo vividas ao longo da vida, compõem a nossa própria essência, condiciona e provoca os nossos sonhos.
Quando eu tinha sete anos de idade comecei a freqüentar aescola, recordo-me que na época a escola era muito pequena, tinha apenas uma sala de aula, e as turmas eram multisseriadas. Por motivos como a distância da cidade, e o alojamento de professores, nem sempre o professor permanecia até o término do ano letivo, ás vezes ficavam de cinco a seis meses, e por motivos como estes os responsáveis pela área de educação contratavam para o cargo pessoas semhabilitação em magistério, muitas das vezes quem nem havia concluído o ensino fundamental.
Em 1998 eu já estava cursando a segunda série, no mesmo ano veio para o nosso município uma professora que tinha habilitação em magistério e iria ficar morando no povoado de Botafogo, pois havia passado no concurso público. Com ela aprendi muita coisa, e me espelhei, o que fez nascer em mim o grandedesejo de ser professora.
Aos poucos nosso pequeno povoado foi se desenvolvendo e surgindo à necessidade de uma unidade de ensino maior e mais organizada, quando cursei a quarta série do ensino fundamental já estava em uma escola com uma estrutura melhor,lembro-me que fiquei maravilhada com aquela escola imensa e colorida, tinha três salas e as turmas eram divididas por série, essamudança trouxe uma melhoria significativa para a educação do nosso simples povoadozinho. Na quinta série o ritmo foi mudando, no inicio assustei-me um pouco, mas os meus sonhos sempre me fizeram querer a cada dia melhorar o meu desempenho escolar, pois o título de professora que tanto almejava ainda estava distante, e eu sabia que teria que batalhar muito para consegui-lo.
Em 2006estava cursando a 1ª série do Ensino Médio, e foi nesse período que comecei a melhor perceber meu fascínio pela leitura, e pela estrutura e formação da língua portuguesa. Obras como o Primo Basílio do autor Eça de Queirós, e o Cortiço de Aloísio Azevedo, primeiros livros que li com um olhar mais voltado para o significante da literatura, neles tudo me encantaram a linguagem, a estrutura e ospersonagens, nesse percurso li muitos livros encantadores entre eles alguns que foram indicados por minha professora Ivone Mina Cedro, como Vidas Secas de Graciliano Ramos, esse me marcou muito, por seu conteúdo em si, emocionante e sua linguagem, a cada página lida me emocionava mais, a leitura me levava a vivenciar cada palavra descrita ali.
Em 2008 conclui o ensino médio, para mim a...
tracking img