Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SILVANA CRIVELLARO FURLANI

MEMORIAL DE FORMAÇÃO

CAMPINAS 2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SILVANA CRIVELLARO FURLANI

MEMORIAL DE FORMAÇÃO
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia – Programa Especial de Formação de Professores em Exercício nos Municípios da Região Metropolitana de Campinas, daFaculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, como um dos pré-requisitos para conclusão da Licenciatura em Pedagogia.

CAMPINAS 2005

© by, Silvana Crivellaro Furlani, 2005.

Ficha catalográfica elaborada pela biblioteca da Faculdade de Educação/UNICAMP

Furlani, Silvana Crivellaro. F978m Memorial de Formação / Silvana Crivellaro Furlani. – Campinas, SP : [s.n.], 2005Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Programa Especial de Formação de Professores em Exercício da Região Metropolitana de Campinas (PROESF).

1.Trabalho de conclusão de curso. 2. Memorial. 3. Experiência de vida. 4. Prática docente. 5. Formação de professores. I. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. III. Título.06-239-BFE

Fazer da escola não apenas o lugar da qualificação, do treinamento, mas o lugar da formação. E restaurar em sua ação cotidiana a articulação entre a alegria dionisíaca e a sisudez do espírito apolíneo. Creio que isto significa fazer a escola retomar o seu futuro. (Rios, 2003)

ÍNDICE

APRESENTAÇÃO.....................................................................................................04 1 O COMEÇO DA HISTÓRIA ....................................................................................07 2 O CURSO DE MAGISTÉRIO .................................................................................17 2.1 A carreira do Magistério .......................................................................................20 3 O INÍCIO DO CURSO DEPEDAGOGIA.................................................................30 3.1 Pensamento Filosófico .........................................................................................31 3.2 Planejamento e Gestão Escolar...........................................................................33 CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................40REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................42

APRESENTAÇÃO

O ofício de ensinar não é para aventureiros, é para profissionais, homens e mulheres que, além dos conhecimentos na área dos conteúdos específicos e da educação, assumem a construção da liberdade e da cidadania do outro como condição mesma de realização de sua própria liberdade ecidadania.

(Ildeu Moreira Coelho, in Rios, 2000)

Este memorial é o resultado de uma trajetória acadêmica discente e profissional que iniciou-se quando ingressei no parque infantil e foi-se construindo ao longo do tempo, enquanto ia passando pelos então denominados ensino primário, ginásio, Magistério e, mais recentemente, já professora em exercício no município de Campinas, pelo curso dePedagogia, na UNICAMP, sonho há muito gestado, agora concretizado. Sou professora efetiva da Rede Municipal de Campinas há treze anos. Até 2001, tinha apenas o curso de Magistério e uma grande vontade de fazer uma Faculdade, ter uma formação mais ampla, que me desse mais subsídios teóricos para complementar a prática que eu havia adquirido em sala de aula. Quando, em 2002, fiquei sabendo que aUNICAMP estava abrindo vagas para o curso de Pedagogia, para professores em exercício da Região Metropolitana de Campinas, o PROESF, fiquei feliz e preocupada ao mesmo tempo. Feliz porque era a oportunidade que eu esperava, estudar numa faculdade de qualidade; preocupada, porque não sabia se conseguiria uma vaga, pois, estava há muito tempo fora da sala de aula como aluna.

Com o incentivo da...
tracking img