Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Elaborar um memorial é reconstruir a própria existência. Essa não é tarefa fácil, pois, na opinião de Moraes (1992) memorial é um retrato crítico do individuo visto por múltiplas facetas através dos tempos, o qual possibilita inferências de suas capacidades. De acordo com Boaventura (1995), “memorial” é não somente critico, mas também autocrítica do desempenho acadêmico dacarreira cientifica. Sendo assim, para elaborar este memorial levei em consideração as condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento da trajetória acadêmica aqui exposta. Neste relato, procuro destacar os elementos que, marcados por quebra de paradigmas, por coerência e incoerência, e por meio das relações estabelecidas com o mundo, possibilitaram a construção de minhatrajetória acadêmica que envolve o pessoal e profissional. Neste contexto, meu memorial passa a ser auto-avaliativo, ou melhor, confessional, revelador de sonhos e cheio de emoções. As emoções não são algo que obscurece o entendimento, não são restrições da razão: as emoções são dinâmicas corporais que especificam os domínios de ação em que nos movemos. “Uma mudança emocional implica uma mudança dedomínio de ação. Nada nos ocorre, nada fazemos que não seja definido como uma ação de certo tipo por uma emoção que torna possível.” (MATURANA, 1998, p. 92).
Nesse memorial, de modo particular, recuperar-se-á as dimensões de experiências a partir da memória, cujo processo é bastante complexo, visto que, como diz Benjamin, imagens deste passado chegam a nós em forma de pequenos sinais(relampejos), que precisam ser captados. “A verdadeira imagem do passado perpassa veloz. O passado só se deixa fixar, como imagem que relampeja irreversivelmente, no momento em que é reconhecido. (BENJAMIN, 1994, p. 224). Daí a importância de pensar na memória como meio para surpreender relações entre experiências passadas e presentes.
A memória não é estática e, por isso, ela intervém nareconstrução do passado, tendo como referencia fundamental o tempo presente, ou, como diz Walter Benjamin, o “saturado” de “ágoras”. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas conscientes e “inconscientes” que possam dar vida ao memorial de Trajetória Acadêmica e as transformações no decorrer dessas experiências. 
APRESENTAÇÂO
Marinalva de Macedo, a sexta filha de uma famíliade sete irmãos, filha de Maria Madalena de Jesus e Antonio José de Macedo, nascida no dia 30 de julho de 1964, no município de Ribeira do Amparo-BA, onde vivi até os nove anos. Morei em Santos-SP, durante quatro anos e, há trinta e três anos resido na cidade de Caldas de Cipó - BA.
O presente memorial que apresento, constitui-se em instrumento solicitado pela Pro saber (Faculdade do Nordestede Minas), como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina Metodologia do Ensino Superior.

INICIO
Sou filha de pessoas simples, com pouco grau de instrução, lutadores, que com simplicidade souberam passar valores que contribui para minha construção moral. Com muita dificuldade meus pais (mãe, dona de casa e pai, lavrador), contribuíram com palavras de incentivo para que eucontinuasse os estudos e, com muito sacrifício conclui o segundo grau, mim formando em magistério.

TRAJETÓRIA EDUCACIONAL
O inicio da minha escolarização aconteceu nas escolas de Campanha (multiseriados). Foi experiência “cheia de vida” e de conflitos, porque a professora vinha da cidade de (Cipó) e possuía uma cultura urbana muito diferente da campesina. No entanto, desde muito jovempercebi que culturas não se desenvolvem todas da mesma maneira, nem seguem a mesma lógica. Se formos procurar uma cultura o mesmo caminho da nossa, seguramente vamos estar errado, porque cada cultura tem sua própria evolução, sua própria historia sua própria lógica.
Saindo do campo, continuei meus estudos na Escola Afrisio Vieira Lima, atual “Ivone Victor”, da primeira a quarta série do...
tracking img