Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1925 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Eu e a Escola - o começo de tudo!
O passado só se deixa fixar, como imagem que relampeja irreversivelmente, no momento em que é reconhecido... (Benjamim Walter, 1994, p. 224).
Elaborar um memorial descritivo é reconstruir a própria existência. Essa não é uma tarefa fácil. Neste contexto, meu memorial passa a ser confessional, revelador de sonhos e cheio de emoções. Sendo assim, cabe nessemomento me apresentar: Meu nome é Leia Araújo de Andrade, brasileira, casada, professora nascida no Norte da Bahia em Rômulo Campos, município de Itiúba-Ba, no dia 02 de junho de 1972. Nascer no interior, significa ter a chance de crescer com mais liberdade, andar descalço, brincar no quintal dos vizinhos, subir nas árvores e saborear gostosas e diferentes frutas, tomar banho de chuva e descobrir omundo.
Sabermos do passado não é só por meio de registros mentais próprios, mas também por confirmações dos que convivem conosco, de anotações e jornais diários, através de imagens e objetos. Não há como negar que houve um passado ao conviver com tudo isso. De fato, o passado só existe porque nos recordamos dele, através de registros ou da oralidade. A memória é fundamental para que conheçamosnossa história e nos identifiquemos como indivíduos e como sociedade. Ao escrever as páginas que seguem, precisei de muita concentração, apesar de as memórias evocadas serem classificadas como sendo de longa duração.
No contexto da minha infância, a frase que mais ouvia de meus pais em relação à educação era que “a maior riqueza que um pai pode dar para o filho é o estudo”. Sou a filha mais nova deuma família de sete filhos e todos nós estudamos em escola pública até o ensino médio.
Recordo-me como se fosse hoje, minha mãe com todo carinho vestindo-me com o uniforme escolar, arrumando meu cabelo e me entregando um caderno, um abc, um lápis e uma borracha. Minha primeira vez na escola meu primeiro dia de aula, em 1978. Uma ansiedade, uma alegria imensa tomava conta de mim... Nossa! Radiavade tanta felicidade!
Em 1978 dei meus primeiros passos na escola conclui o ensino fundamental I em 1983 na Escola Municipal Hilda Sampaio de Mendonça situada na Rua Olavo Bilac, s/n no povoado de Rômulo Campos, município de Itiúba-Ba. Uma recordação inesquecível: Os desfiles de 7 de setembro. Tornavam-se festas maravilhosas.
A vida escolar não foi muito fácil, já que muitas vezes não tinha osmateriais escolares necessários, mesmo com essas dificuldades meus pais não deixaram que me afastasse da escola. Ingressei no ensino fundamental II em 1984 no Centro Educacional Pedrina Silveira situado na mesma localidade em que morava. Era uma aluna muito comportada e esforçada nos estudos, elogiada pelos meus professores e até mesmo por meus colegas. Sapeca? Um pouco, mas fora da sala de aula,realmente eu sabia respeitar um professor dentro da sala de aula.
No ano de 1987 fui morar com minha irmã Luzinete em São Paulo, onde estudei a 8ª série, por dificuldade em me adaptar aos estudos o qual achei muito diferente e mais difícil, não consegui aprovação. De volta à minha terra natal em 1988 conclui a 8ª série. Nossa! Não dá pra esquecer essa turma! Era uma turma pequena com apenas dezalunos, nove mulheres e um homem. Era uma turma assim: Um por todos e todos por um! A turma que mais deixou saudades.
Em 1989, iniciei o Curso de Magistério, na época, realizado ao 2º Grau que hoje é denominado de Ensino Médio, também no mesmo município de itiúba, concluindo assim o ensino médio com habilitação de Magistério do 1º grau, de 1ª à 4ª série em 1991.
Momento de desespero foi quandonossa coordenadora Sônia Maria da Silva disse: Vamos distribuir as séries em que vocês irão estagiar. Meu Deus! Procurava o chão e não encontrava. Eu tinha muito medo e vergonha de ter que enfrentar uma turma de alunos pra dar aulas e ainda com sua professora regente ali te observando. E pra minha surpresa, fui sorteada justamente na 3ª série onde a própria coordenadora lecionava também. Foram...
tracking img