Memorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1885 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FAM – FACULDADES DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

CARLOS DA SILVA FILHO

MINHAS MEMÓRIAS: OLHARES E REFLEXÕES

GUARATINGA - BAHIA
2011

CARLOS DA SILVA FILHO

MINHAS MEMÓRIAS: OLHARES E REFLEXÕES

Trabalho apresentada à Faculdade de Educação Montenegro como requisito parcial para obtenção do grau de Pós-Graduação em Psicopedagogo sob aorientação do Professor Stefano Couto.

GUARATINGA/BAHIA
2011

1- INTRODUÇÃO

No processo de mudanças, nós trabalhadores da educação temos a oportunidade de conviver com, varias diferenças que exige uma compreensão mais ampla de conhecimentos, A verdadeira concepção dessa nossa árdua formação é a de continuidade e serviço, buscando cada vez mais durante nossa formação, melhores resultados,e sempre estamos focalizando a educação em primeiro lugar.
O Memorial está intimamente relacionada a um exercício de reminiscência, isto é, de “puxar pela memória”. Como a memória é seletiva, filtrada pelo que sentimos e acreditamos, queremos que, no momento de elaboração do Memorial do nosso curso, esta seleção torne-se reflexiva. Ou seja, submetida a um exercício que tem como objetivotrabalhar as experiências que a pessoa considera de maior relevância na sua trajetória, relatando-a de modo reflexivo. Pode-se tomar, por exemplo, a ação pastoral e ir desenvolvendo uma reflexão dessa experiência apontando de que modo isso provocou desdobramentos em outras dimensões de sua vida.

1- MINHA INFÂNCIA: SOB UM NOVO OLHAR

Relato minha trajetória de vida, sob um olhar sensível,reflexivo e profundo.
Ao revisitar o passado e rememorar o presente, sinto-me desafiado e, ao mesmo tempo, tomado por uma forte emoção, pensando no grande compromisso que tenho comigo mesmo ao mergulhar no passado, relembrar e relatar sobre minha infância, adolescência e idade adulta. Realmente é preciso superar certos desafios para discorrer sobre minha história em seus diversos contextos.
Penso quecada um vê com os olhos que tem e interpreta a partir de onde os pés pisam. Sendo assim, co-autor da minha própria história, percebo-me e coloco-me em profunda reflexão sobre as lições e leituras da vida, do mundo e da minha própria trajetória.
Vamos até São João do Sul povoado do município de Guaratinga Bahia. Lugar onde nasci no ano de 1970. Recebi o nome de Carlos da Silva Filho, escolhido pelomeu pai. Meu pai, trabalhador incansável, enfrentou muitos desafios que não foram poucos, mas sempre com serenidade e equilíbrio, ele não era de muita fala mais observador, mas quando se manifestava, era muito sensato e respeitoso. Bem cedo, madrugada já estava na luta: plantava, colhia e carregava a produção, consertava as máquinas. Às vezes fico pensando, ele tinha até 3º ano do antigo primário,mas era de uma sabedoria, lia muito, discutia e nos desafiava sobre qualquer assunto.
O que mais eu admirava em meu pai era seu lado humano, solidário, generoso e muito justo. Ele sempre nos dizia que a maior herança que ele nos deixaria eram os estudos; não mediu esforços em nos proporcionar estudos e nos acompanhar e cobrar resultados. Lembro de muitos momentos, pela manhã, ele e minha mãepreparavam um café bem campeiro.
Minha mãe estava sempre preocupada com o nosso bem- estar e com a organização da casa, figura de aparente fragilidade, sempre nos surpreendeu pela sua fortaleza ao enfrentar os desafios, muito próxima a nós, companheira de todas as horas.
Bem cedo enfrentava um intenso dia de trabalho, os afazeres domésticos. Interessante, apesar das muitas tarefas, ela tinha tempopara nós. Quando éramos pequenos, ela nos reunia após o jantar para fazermos uma oração. Eu sou o terceiro dos seis filhos.
Vejo-me, então, na casa onde nasci e cresci, onde engatinhei, balbuciei, andei, falei. Aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minhas primeiras leituras. Tive uma infância carregada de emoções. Fui muito feliz em relação aos meus primeiros afetos de...
tracking img