Memorial T cnico SPDA MARIO

626 palavras 3 páginas
“MEMORIAL DESCRITIVO - SPDA”

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCACARGAS ATMOSFÉRICAS

Viamão, 12 de Agosto de 2013.

GENERALIDADES
Projeto de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), para proteger as edificações e estruturas comuns, de fins comerciais contra a incidência direta dos raios. A proteção se aplica também contra a incidência direta dos raios sobre os equipamentos e pessoas que se encontrem no interior destas edificações e estruturas ou no interior da proteção imposta pelo SPDA instalado, não garantindo a proteção de pessoas e equipamentos elétricos ou eletrônicos situados no interior das zonas protegidas contra os efeitos indiretos causados pelos raios, tais como: parada cardíaca, centelhamento, interferências em equipamentos ou queima de seus componentes causadas por transferências de potencial devidas à indução eletromagnética.

MÉTODO CAPTAÇÃO O método utilizado no projeto é o de condutores em malha ou Gaiola de Faraday que consiste na instalação horizontal de cabos de cobre nú 35mm², fixados por presilhas e terminais aéreos sobre cobertura e/ou platibanda do prédio, fora do alcance dos usuários.

DESCIDAS:
Os condutores de descida não naturais devem ser instalados a uma distância mínima de 0,5 m de portas, janelas e outras aberturas e fixados a cada metro de percurso.
Condutores de descida devem ser retilíneos e verticais, de modo a prover o trajeto mais curto e direto para a terra.
Os condutores de descida devem ser, na medida do possível, espaçados regularmente em todo o perímetro, devendo ser instalado, sempre que possível, um condutor de descida em cada vértice da estrutura.
Para diminuir o risco de centelhamento perigoso, os condutores de descida devem ser dispostos de modo que:
a) a corrente percorra diversos condutores em paralelo;
b) o comprimento desses condutores seja o menor possível.
Será disposto por 14(quatorze) descidas a serem executadas com cabo de cobre nú de 16 mm² sobre a parede.

Relacionados