MEMORIAL SOBRE CURSO PROFUNCIONÁRIO

509 palavras 3 páginas
Corumbá- MS; 02 de novembro de 2013.
4º Memorial: Prática Profissional Supervisionada e Avaliação.

Dando continuidade ao curso e atendendo as exigências do mesmo, realizamos aqui nosso quarto memorial que tem como objetivo responder a seguinte questão: O que aprendi com essa disciplina?
Falaremos sobre Prática Profissional Supervisionada e Avaliação. Num primeiro momento quando apresentamos o curso aos cursistas e falamos que eles terão que realizar os pratiques e os PPS e serão avaliados, tudo isso causa um certo receio, pois eles consideram avaliação algo excludente.
Os pratiques se dão durante os estudos dos cadernos, algo natural de aplicação daquilo que está sendo lido, estudado, debatido, tipo um dever de casa. Precisamos da teoria para levar esse conhecimento para a prática.
Como dizemos em memoriais passados, esses funcionários da educação não sabem da importância do seu papel dentro da sua escola, ainda se acham invisíveis, como podemos constatar nos estudos da história de educação, onde eram vistos como meros ajudadores. Por isso, como é importante o conhecimento, quando temos posse dele, ele nos liberta, liberta nossa mente, nossa prática, nossa atitude, temos consciência do nosso papel.
Os instrumentos de avaliação são os pratiques, os PPS, o Memorial e a culminância do Projeto, mas o processo de avalição é muito mais complexo, temos uma sala heterogênea então como podemos ter o mesmo modelo de avaliação? Impossível, por isso o processo de avaliação é tão discutido em todas as etapas do processo.
O primeiro contato concreto são os PPS. Os cursistas começam timidamente, pois temem retaliação por parte dos gestores, pois eles acham que estarão “invadindo” algo que não deviam. Isso, algumas vezes acontecem, os gestores se sentem pouco a vontade com esse funcionário que quer conhecer mais, como se a escola fosse dele. Passando essa primeira impressão, eles se sentem mais a vontade. Esses PPS devem sempre ser orientado pelo tutor, que deve

Relacionados