Memorial modulo i profuncionário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Este memorial refere-se ao primeiro módulo estudado do curso técnico de formação para os funcionários da educação (Profuncionário) em Multimeios Didáticos, cujo tema em questão foi “Funcionários deEscolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores”, parte integrante do área de formação pedagógica. É um curso de educação a distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercemfunções administrativas nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de Educação Básica.
Inicialmente, os temas propostos para trabalho foram, na unidade I “Funcionários dasescolas públicas: quem somos nós?” e na unidade II “O que é educação? Desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação”.
Foi muito interessante estudar esses temas. Gostei muitoda forma como o autor trabalha o texto, num formato de histórias verídicas, contando exatamente o dia-a-dia da escola. Por meio dessa metodologia e ainda com a orientação da tutora do curso, foipossível refletir acerca das diversas situações encontradas no interior da escola e tomar uma mudança de postura com relação a algumas delas, visto que como profissional da educação evidencia-se anecessidade de um trabalho harmônico, de respeito, valores e cidadania.
Estudei também diversas temáticas presentes no ambiente escolar, tais como: a importância dos órgãos colegiados e participaçãonesses de todos os seguimentos da escola; a Proposta Pedagógica da escola que deve ser elaborada coletivamente e de forma coerente com o Regimento Escolar, documentos que fundamentam a vida escolar;aprendi a classificar as escolas de acordo com sua mantenedora. Nas unidades III e IV foram propostos os seguintes temas “A escola pública como espaço da educação de qualidade: Constituição e LDB” e“Gênese histórica dos funcionários: religiosos coadjutores, escravos serviçais, subempregos clientelísticos e burocratas administrativos. Reconstruindo identidades”, respectivamente.
A...
tracking img