Memorial do imigrante

Páginas: 11 (2701 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2013
Centro Universitário Assunção - Unifai - Campus Vila Mariana
Curso De Pós-Graduação Em Gestão De Patrimônio E Cultura








Memorial do Imigrante











Trabalho apresentado pela discente Karina Midori Yabe para obtenção de nota na disciplina Introdução ao Direito Público: Patrimônio Material, ministrada pela docente Beatriz Helena Ramsthaler Figueiredo.


SãoPaulo
2013
Centro Universitário Assunção – UNIFAI – Campus Vila Mariana
Curso de Pós Graduação em Gestão de Patrimônio e Cultura
Disciplina de Introdução ao Direito Público: Patrimônio Material
Docente: Beatriz Helena Ramsthaler Figueiredo
Discente: Karina Midori Yabe

Hospedaria de Imigrantes e Museu da Imigração

Após a aprovação da Lei nº 56, de 21 de março de 1885, o governo iniciou aprocura, no Bairro do Brás, por um local próximo às estações ferroviárias do bairro. “Depois de relativa procura, o terreno foi encontrado junto a um dos ramais da ferrovia São Paulo Railway.” (MOURA, 2008, p. 50) No próprio ano de 1886 se iniciou a construção da Hospedaria de Imigrantes.
Num terreno de 34 mil m², somente o prédio da Hospedaria ocupava cerca de 10 mil m² de área construída.Antonio Martins Haussler, engenheiro, projetou o prédio em formato de E. A Hospedaria foi dimensionada para receber três mil imigrantes, mas houve períodos em que abrigou mais de oito mil pessoas.
A escolha do bairro do Brás foi estratégica uma vez que nele havia o cruzamento dos trilhos das duas ferrovias que serviam a cidade de São Paulo, a antiga Central do Brasil, que vinha do Rio de Janeiro, e aSão Paulo Railway, vinda de Santos. Esses eram os dois portos de onde vinham os imigrantes.
Mesmo antes de ser concluída a Hospedaria de Imigrantes foi inaugurada. Devido a um surto de varíola e difteria, detectado na hospedaria do Bom Retiro, a hospedaria do Brás recebeu o primeiro grupo de imigrantes no dia 05 de junho de 1887.
Em 1892 a administração da Hospedaria sai do controle daSociedade Protetora da Imigração, dirigida pelos fazendeiros, e passa a ser vinculada por órgão estatal, a recém criada Secretaria da Agricultura, Viação e Obras Públicas. A nova direção procurou melhorar e também ampliar a infra-estrutura da Hospedaria, tornando-a equipada para receber levas cada vez maiores de imigrantes.
Em 1895 a administração da Hospedaria mudaria novamente; passaria assim a serresponsável pela instituição o recém criado Departamento de Terras, Colonização e Imigração (DTCI).
Podemos dizer que a localização da Hospedaria num bairro considerado insalubre, também ajudava a contribuir para a insatisfação dos imigrantes. Os bairros do Brás e Mooca se tornaram o principal destino da maioria dos trabalhadores que chegavam a São Paulo devido aos seus terrenos baratos que, noentanto, eram sujeitos a inundações. “Na visão higienista, o Brás era o local mais adequado a receber os deserdados da terra que atravessavam o Atlântico.” (op. cit. p. 46)
Moura, (2008, p. 107) enfatiza a questão do refluxo dos deslocamentos populacionais entre o final da década de 1920 até a Segunda Guerra Mundial. No fim dos anos 1920 já se podiam perceber a entrada de trabalhadores brasileirosna Hospedaria. A maioria, vinda do Nordeste iriam “recompor o perfil das pessoas que eram atendidas na Hospedaria e se tornaram maioria durante as décadas de 1930, 1940 e 1950.” (op. cit.)
A política imigratória para o Brasil e, claro, para São Paulo foi retomada após a Segunda Guerra Mundial. A oferta agora era a de trazer trabalhadores para as indústrias, uma vez que a industrialização sedesenvolvia no país. Esta política, porém, era possível graças à experiência dos trabalhadores europeus nas indústrias. A Hospedaria de Imigrantes rapidamente se adequou a nova situação.
Paralelamente, a Hospedaria do Brás também recebeu diversos refugiados de guerra, geralmente vindos do Leste Europeu. A maioria emigrava devido às transformações políticas que aconteciam naquele pedaço do continente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • imigrantes
  • Imigrantes
  • Os imigrantes
  • Imigrantes
  • imigrantes
  • Imigrantes
  • IMIGRANTES NO BRASIL
  • Rodov imigrantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!