Memorial do convento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DO CONVENTO

* A obra Memorial do Convento evoca a História portuguesa do reinado de D. João V no século XVIII, procurando uma ponte com as situações políticas de meados do século XX.
* Durante o reinado de D. João V, o rigor e as perseguições do Santo Oficio aumentam com vítimas que tanto podem ser cristãos-novos como todos os considerados culpados de heresias, por seassociarem a práticas mágicas ou de superstição.
* Memorial do Convento caracteriza uma época de excessos e diferenças sociais, que se mantêm na atualidade: opulência/miséria; poder/opressão; devassidão/penitência; sagrado/profano; amor ausente/amor sincero…
* Memorial do Convento é uma narrativa histórica que entrelaça personagens e acontecimentos verídicos com a ficção.
* Romance históricooferece-nos uma minuciosa descrição da sociedade portuguesa no início do século XVIII; romance social, dentro da linha neorrealista, preocupa-se com a realidade social, em que sobressai o operariado oprimido; romance de intervenção, visa denunciar a história repressiva portuguesa na primeira metade do século XX; romance de espaço, representa uma época, interessando-se por traduzir não apenas oambiente histórico, mas também vários quadros sociais que permitem um melhor conhecimento do ser humano.
* Existem duas linhas condutoras da ação: a construção do convento de Mafra e as relações entre Baltazar e Blimunda.
* A ação principal é a construção do convento de Mafra, que entrelaça o desejo megalómano do rei com o sofrimento do povo.
* Paralelamente à ação principal, encontra-seuma ação que envolve Baltazar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas, numa história de espiritualidade, de ternura, de misticismo e de magia.

* As duas ações, que se encaixam, sugerem uma profunda humanidade trágica.
* Os espaços físicos e sociais privilegiados são Lisboa e Mafra.
* As personagens servem a própria intenção do autor na necessidade de repensar os acontecimentos e as figurashistóricas à luz de uma nova realidade criada no presente e pressentida no futuro.
* As personagens femininas adquirem, na obra, grande relevo: D. Maria Ana é a rainha triste e insatisfeita, que vive um casamento de aparência e com escrúpulos morais nas relações sexuais e nos sonhos; Blimunda é a mulher com capacidades de vidente e possuidora de uma sabedoria muito própria, cheia de sensualidade eamor verdadeiro.
* Saramago rejeita a omnipotência do narrador, na medida em que considera que o é o autor que põe em causa o presente que conhece e o passado que lhe chega através das suas investigações. Para Saramago a omnipotência do narrador é pura ficção.
* Uma voz narrativa controla a ação narrada, as motivações e os pensamentos das personagens, mas faz também as suas reflexões ejuízos valorativos.
* A história torna-se matéria simbólica para refletir sobre o presente, na perspetiva da denúncia e dela extrair uma moralidade que sirva para o futuro.
* Observando Memorial do Convento, julgamos que a escrita Saramaguiana persegue uma preocupação com o ser humano, a sua miséria e a sua luta, as injustiças e os seus anseios, a sua grandeza e os seus limites.Classificação (tipo de romance)

Romance histórico, social e de espaço que articula o plano da história com o plano do fantástico e da ficção.
O título sugere memórias de um passado delimitado pela construção do convento de Mafra e memórias do que de grandioso e trágico tem o símbolo do país.

Como ROMANCE HISTÓRICO, oferece-nos:
* uma minuciosa descrição da sociedade portuguesa da época, asumptuosidade da corte, a exploração dos operários, referências à Guerra da Sucessão, autos-de-fé, construção do convento, construção da passarola pelo Padre Bartolomeu de Gusmão.

Como ROMANCE SOCIAL, é crónica de costumes.

Como ROMANCE DE INTERVENÇÃO, pois apresenta-nos a história repressiva portuguesa.
 
 
Categorias da Narrativa
Ação
* O rei D. João V, Baltasar, Blimunda e o padre...
tracking img