Memorial do convento

Páginas: 4 (930 palavras) Publicado: 3 de abril de 2013
Índice
Capa…………………………………………………………………………..…………………………………………….1
Índice………………………………………………………………………………………..……………………………..2
Introdução………………………………………………………………………………………………………….......3
RelaçãoTítulo/Conteúdo…………………………………………………………………….…………………..4
Estrutura Da Obra………………………………………………………………………….………………………..5
Critica Social………………………………………………………………………………….………………………..6Conclusão……………………………………………………….……………………………………………………….7
Bibliografia…………………………………………………………………………………….………………………..8

Introdução
Com este trabalho, estabelecido no âmbito da disciplina de português, esperamos vir a conseguir esclarecer as duvidas que possam ter sobre estes subtemas de um dos maisconhecidos livros de Saramago “Memorial Do Convento”

Relação título/conteúdo

O título aponta memórias de um passado marcado pela construção do convento de Mafra com o que de exuberante etrágico representou como “marca” importante do país.
Este título mostra-nos memórias de um passado que ficou marcado na nossa história pela a construção do convento de mafra com tudo o que tinha de bom,mau ou até algumas situações trágicas.
O título “Memorial Do Convento” apresenta uma carga simbólica quer enquanto sugere as memórias evocativas do passado e pressuposições existenciais, quer aoremeter para o mundo místico e misterioso.
O título também tem um peso simbólico enquanto remete-nos para as memórias evocativas do passado e pressuposições e ao mesmo tempo fala sobre um mundo místico emisterioso.
Do lado da história da construção do convento surge o fantástico erudito que permite a realização dos sonhos e das crenças.

Este convento liga-se muito ao sonho dos frades que seaproveitam de uma grande oportunidade de virem a ter um convento, mas isso reflete-se muito na grandeza da corte de D. João V e do poder absoluto que se opõem ao sacrifício do povo que passa várias horasseguidas a trabalhar e sem poder condições, só podendo estes parar se não estivessem mesmo em condições para prosseguir com o seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial do Convento
  • Memorial do Convento
  • Memorial do Convento
  • Memorial do convento
  • Memorial do convento
  • memorial do convento
  • memorial do convento
  • memorial do convento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!