Memorial do Convento - Teméticas

5049 palavras 21 páginas
Classificação tipológica do romance

A construção do Convento de Mafra, o espectro da Inquisição, o projecto da passarola voadora do padre Bartolomeu de Gusmão e um conjunto de outros factos que sucederam durante o reinado de D. João V dão corpo à obra Memorial do Convento. Com as memórias de uma época, reinventando a História pela ficção, Saramago constrói um romance histórico e simultaneamente social, ao fazer a análise das condições sociais, morais e económicas da corte e do povo.

· Romance histórico – Memorial do Convento propõe uma minuciosa descrição da sociedade portuguesa do início do século XVIII, marcada pela sumptuosidade da corte, associada à Inquisição, e pela exploração dos operários que construíram o convento. A referência à Guerra da Sucessão, a imponência bárbara dos autos-de-fé, a construção do convento, a construção da passarola voadora e tantos outros factos conferem à obra a designação de romance histórico.

· Romance social / de intervenção – Ao representar os costumes de uma época e destacar o papel do povo oprimido, ao denunciar todas as formas de repressão, opressão e censura, o romance pretende encontrar um sentido para a História para melhor se compreender o presente (de notar que Saramago denuncia assim a tirania persecutória do regime salazarista).

· Romance de espaço – Saramago propõe a representação de uma época, interessando-se por traduzir não apenas o ambiente histórico, mas também por apresentar vários quadros sociais que permitem um melhor conhecimento do ser humano, através da reconstrução das vivências da corte e do povo humilde, da intimidade e deveres conjugais dos soberanos, das leviandades do clero, da construção da passarola, das perseguições religiosas da Inquisição…

Contexto histórico-político

Estamos no século XVIII. Em Portugal, vive-se o reinado de D. João V, um dos mais longos da nossa História, envolvido em problemas

Relacionados