Memorial dimensionamento ar condicionado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO
SISTEMA DE AR CONDICIONADO CENTRAL DO BANCO XYZ EM PASSO FUNDO – RS.

Passo Fundo 2011

1. DESCRIÇÃO DAS INSTALAÇÕES 1.1. Objeto: O sistema de climatização objeto deste projeto visa propiciar as condições de conforto térmico do Banco XYZ, localizado em Passo Fundo – RS, à Rua Y, no 4040. OBS: (Foi usada uma planta de um banco hipotético tal como seu endereço) Ainstalação de ar condicionado controlará diretamente os seguintes parâmetros de conforto térmico:  Temperatura do ar;  Renovação do ar;  Movimentação do ar. A umidade relativa será controlada indiretamente, mantendo-se em valores adequados ao conforto térmico requerido pelas normas pertinentes. 1.2. Sistema Adotado:

O sistema de ar condicionado adotado será do tipo Split onde a refrigeração do ar éobtida através da expansão direta, constituído por uma unidade evaporadora e uma unidade condensadora. Este sistema não contemplará aquecimento, somente refrigeração. A distribuição do ar será realizada através de sistema de dutos e difusores de insuflamento construídos em chapa de aço galvanizada conforme NBR 6401. O retorno do ar se realizará através de grelhas de retorno a ser instaladas na paredeque divide a sala e a casa de máquinas. 1.3. Operação do Sistema O acionamento das unidades condicionadoras se dará por painel de controle instalado junto ao ambiente a ser condicionado, assim como todo o sistema de comando eletrônico deve permitir o controle automatizado e personalizado. 2. CONDIÇÕES DE CÁLCULOS 2.1. Condições Admitidas:

2.1.1 Considerações Gerais: O presente projeto foielaborado segundo a Norma Brasileira para Instalações Centrais de Ar Condicionado para conforto NBR-6401, da associação Brasileira de Normas Técnicas, Portaria no 3.523/98 do Ministério da Saúde e baseou-se na seguinte bibliografia:  Publicações da ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers);  Catálogos de fabricantes.

2.1.2 Condições Ambientais:  Condiçõesexternas:  Verão: temperatura de bulbo seco: temperatura de bulbo úmido:  Condições internas:  Verão: temperatura de bulbo seco: umidade relativa

33°C 27°C 24°C 50 %

2.2. Fontes Internas de Calor: 2.2.1.1 2.2.1.2 Ocupação: Foi considerada uma ocupação de 35 pessoas. Iluminação e Equipamentos: Foi considerada uma carga elétrica de 1.535 W no ambiente entre equipamentos e iluminação.2.2.1.3 Taxa de Renovação de Ar: Foi considerada uma taxa de renovação de ar de 27 m3/h por pessoa, conforme define a Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde. 2.3. Memórial de Cálculo:

3. ESPECIFICAÇÕES

TÉCNICAS

DOS

EQUIPAMENTOS

E

INSTALAÇÕES

3.1. Unidade Condicionadora: 3.1.1 Características Gerais: Será utilizada 01 (uma) unidade condicionadora do tipo Multi Split, com acapacidade nominal de 10 TR. A marca de referência adotada para os equipamentos neste projeto é Carrier, mas poderão ser aceitos equipamentos com características similares das seguintes marcas: York Brasil, Trane, Hitachi e Daikin.

3.1.1.1       

Características de Referência: Marca Modelo Unidade Evaporadora Modelo Unidade Condensadora Capacidade Nominal Vazão de ar insuflamento PressãoEstática Disponível Tensão Carrier 40MSC120 38MSC120 10 TR 6.800 m3/h 29mmCA 380V / 3F / 60Hz

3.1.2 Gabinetes: O gabinete deve ser executado em estrutura metálica de chapa estampada, com tratamento fosfatizado, galvanizado e pintura aparente na cor cinza Trane. Painéis com o mesmo tratamento e removíveis para acesso ao interior do equipamento, para manutenção. Revestimento interno com isolamentotermo-acústico em poliuretano expandido. Apoio com coxins de borracha para atenuação de vibrações.

Possuir bandeja para coleta de água condensada fabricada em chapa de aço galvanizada e isolada termicamente com EPS e/ou poliestireno. O fundo deverá ser frisado em direção ao funil de esgotamento que será conectado ao ralo através de tubulação para dreno. De forma que não ocorra o acúmulo de...
tracking img