MEMORIAL DESCRITIVOE ANALITICO DE ESTAGIO

2393 palavras 10 páginas
MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DE ESTÁGIO
CONTRIBUição NO fortalecIMENTO DOs vínculos familiares e sociais através das crianças e adolescentes do programa peti.
Autora – Marta Ariane Sousa Castro
Profª Orientador (Edeltrudes Mello de Castro)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Serviço Social (SES 0541) – Estágio
03/12/2012
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho demonstra o desenvolvimento do estágio realizado na instituição de estagio concedente, SEMCAS (Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social) que é o Órgão da Prefeitura de São Luis que coordena e executa a política de assistência municipal, de forma articulada e integrada com outros órgãos públicos afins. Vinculados a Secretaria existem os CRAS (Centros de Referencias de Assistência Social) que são Unidades públicasda política de assistência social, de base municipal, integrante da SUAS (Sistema Único de Assistência Social) localizada em áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado a prestação de serviços e programas socioassistencias de proteção social básica as famílias e indivíduos, e á articulação destes serviços no seu território de abrangência.
O CRAS - Vicente Fialho que é a Unidade de estagio, onde realizam vários trabalhos voltados às famílias que compõem o território e que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Através do CRAS são ofertados os serviços de acompanhamento familiar; inserção no PBF (Programa Bolsa Família); encaminhamento/acompanhamento do BPC (Beneficio de prestação Continuada); Proteção básica nos domicílios; garantia de benefícios eventuais; atividades coletivas; inserção e acompanhamento da rede; convivência e fortalecimento de vínculos.
A vivência prática no campo de estágio teve como meta a implantação do projeto de Intervenção contribuição no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais através das crianças e adolescentes do programa PETI (Programa de erradicação do trabalho infantil). O mesmo

Relacionados