Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO E
DE CÁLCULO HIDRO-SANITÁRIO



OBRA: Edificação Residencial Apartamento Com Ponto Comercial.
PROPRIETÁRIO: Cosmo Bezerra Siqueira
ENDEREÇO: Avenida Bar Chá da Égua, Sobral - CE.

Área do Terreno: 94,70 m ² Área Construída: 92,70 m ²


OBJETIVO



O presente Memorial visa descrever e analisar o projeto da edificação acimamencionada, que se compõe de um pavimento térreo (ponto comercial) e dois pavimentos-tipo (apartamentos), e tem como objetivo atender as normas da ABNT, em especial a NBR 8160, que prescreve as condições mínimas para projeto e execução das instalações hidrosanitárias de modo a preservar a higiene, a segurança e o conforto dos prédios, bem como os recursos hídricos e o meio ambiente.GENERALIDADES

Durante a elaboração do projeto, observou-se a perfeita economia, funcionalidade e simplicidade sem, no entanto ultrapassar normas técnicas estabelecidas pelas NBR seguintes:

NBR-5626 – Instalações Prediais de Água Fria
NBR-8160/99 – Instalações Prediais de Esgoto Sanitário
NBR-611 - Instalações Prediais de Águas Pluviais


DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO

Oesgoto sanitário coletado pela instalação predial será lançado na rede existente. O dimensionamento das tubulações de esgoto sanitário foi efetuado em função das Unidades Hunter de Contribuição – UHC, atribuídas a cada aparelho sanitário constante deste projeto. Os esgotamentos serão feitos por condutos livres (por gravidade) e os ramais de descargas e de esgoto obedecerão as declividades mínimas de1% e 2%, de acordo com a bitola. Em hipótese alguma será permitida interligação de águas pluviais com rede de esgotos. As caixas de inspeções (CI) serão executadas em alvenaria, 60 cm de lado, no mínimo, com profundidade máxima de 1,00m. As tampas serão de fácil remoção e perfeita vedação, com fundo construído de modo a assegurar rápido escoamento e evitar a formação de depósitos. Todas asinstalações de esgotos sanitários serão executadas em tubos e conexões de PVC rígidos de juntas soldáveis (com adesivos). Também as caixas sifonadas serão de PVC rígidos, inclusive as grelhas. Todas as saídas de vasos sanitários serão de Ø100mm. Após a instalação de todas as tubulações, deverá haver teste de estanqueidade, efetuando-se sucessivas descargas dos aparelhos de consumo d’água, verificando-sevazamentos antes do fechamento das tubulações. Não será necessário o dimensionamento de fossa e sumidouro, pois os dejetos originários dos referidos pontos, serão lançados diretamente na rede de esgotos existente na rua, conforme declaração para ligação de esgoto da concessionária de água e esgoto da cidade.



• INSTALAÇÃO DE ÁGUA FRIA


Alimentação:

A alimentação deágua fria da edificação consiste em um ramal de 25 mm em PVC que adentra pela Avenida Bar Chá da Égua, e segue até um reservatório elevado com capacidade calculada abaixo (supomos que a água tem força suficiente para vencer a altura da edificação, e por isso não será necessário dimensionar bomba, e nem reservatório inferior), de acordo com o número de ocupantes da edificação e o consumo diário percapita:

Cálculo do consumo diário de água fria.

CD = N. C, onde:
N = Número de ocupantes da edificação
= 2 pessoas/quarto = (2 * 4) = 8 pessoas + empregada = 9 pessoas
C = Consumo per capita da edificação
Como se trata de uma Residência de Multifamiliar (apartamentos), adota-se C = 200 l/hab.dia, como temos 2 apartamentos, logo o consumo diário de água fria é:
CD¹ = 9 *200 * 2 = 3400 l/dia

Já para o Ponto Comercial temos:
N = Área do ambiente / 1 pessoas a cada 7 m² ≈ 7 pessoa
C = 5 l/hab.dia
CD² = 7 * 5 * 2 = 70 l/dia

CD¹² = 3470 l/dia




O reservatório deverá ter capacidade para abastecer a edificação em um período de 02 (dois) dias, ficando então com um volume igual a:
V = 2 . CD = 2 * 3470 l/dia = 6940 litros = 6,94 m³

Área...
tracking img