Memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória profissional e educacional, destacando as principais atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente. Registro, também, nesse documento, os cursos de aperfeiçoamento e atualização que realizei, bem como as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação a esse curso.

1.1 –FORMAÇÃO ACADÊMICA

A minha formação acadêmica começou em 1987, quando iniciei o curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, realizado na Fundação do Ensino Superior de Rio Verde - FESURV. O meu interesse pelos temas abordados nas diferentes disciplinas do curso levou-me a participar de vários debates e discussões acerca da profissão docente. A graduação foi significativa na minha formação, namedida em que me ofereceu subsídios para ampliação de conhecimentos no campo da educação. Iniciei em agosto de 1987 e conclui em julho de 1990.
O papel desempenhado pelos professores nas diferentes disciplinas de minha graduação foi fundamental para o meu envolvimento com as questões da didática. Comecei a ampliar o meu repertório com leituras direcionadas ao fazer pedagógico. A vontade decompreender o processo ensino aprendizagem levou-me a iniciar uma série de cursos de graduação.
Iniciei a minha trajetória nos Cursos de Pós Graduação, em julho de 1990, ao matricular-me no Curso de Pós Graduação Lato sensu com Especialização em Administração e Supervisão Escolar na Fundação de Ensino Superior de Rio Verde – FESURV, finalizando em 1991. Decidi realizar esse curso para aprimorar osconhecimentos veiculados na graduação, graduação essa que me habilitou em Administração e Supervisão Escolar.
Em março de 1992 retomei os estudos fazendo o Curso de Pós Graduação Lato sensu em Planejamento Educacional na Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura – ASOEC. A conclusão do curso foi em dezembro de 1992. Ao finalizar o curso apresentei a Monografia cujo título é O EnsinoAprendizagem das Didáticas Especiais no Curso Técnico em Magistério do Colégio Estadual Martins Borges, Rio Verde – GO.
Em maio de 1993 foi oferecido e eu tive a oportunidade de fazer o Curso de Pós Graduação Lato sensu em Métodos e Técnicas de Ensino. O curso foi organizado e realizado pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO com um total de 1220 horas. Conclui em abril de 1994.
Anecessidade de compreender como era tratada a informática nas situações pedagógicas estimulou-me a realizar um curso na área de informática. Em 1997 iniciei uma Especialização em Ciência da Computação, Curso de Pós Graduação Lato sensu executado pela Universidade Católica de Goiás – UCG e realizado na Fundação de Ensino Superior de Rio Verde – FESURV. Conclui o curso em 1998. Percebi, ao longo dodesenvolvimento do curso que não se tratava de um curso que apresentava um caráter pedagógico, no entanto, os temas abordados nas diferentes disciplinas permitiram-me o envolvimento com o mundo das tecnologias de informática.
A intenção de dar continuidade a minha formação educacional, no ano de 2003, levou-me a participar do Processo Seletivo do Programa de Pós Graduação em Educação em nível de Mestrado,vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Fiz a inscrição na Linha de Pesquisa: Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias Educacionais com a Temática Informática Educativa. Fui aprovada em todas as etapas eliminatórias e classificatórias. Na classificação geral obtive o 9º (nono) lugar como resultado final. Em agosto de 2003iniciei as atividades acadêmicas do Curso Mestrado em Educação na UFMS, onde em 08 de dezembro de 2005 defendi a Dissertação intitulada: Uma Reflexão sobre as Principais dificuldades dos Professores Diante do Uso Pedagógico do Computador.
O Mestrado foi um período de aprendizagem intensa, a equipe de professores sempre questionadora, fazia questão de articular situações que permitiam...
tracking img