Memorial Descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Municipal de Pal3hoça – FMP
Curso de Pedagogia
Educação Indígena
Acadêmico: As tribos indígenas se organizam socialmente e culturamente da seguinte forma. Os índios brasileiros se organizam em tribos, sendo que cada índio possui uma função dentro desta organização. Homens são responsáveis pela caça e guerra, mulheres pela comida e agricultura e as crianças brincam eaprendem.
No passado a educação dos povos indígena se dava da seguinte forma. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprendiam desde pequenos de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este possa aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada à realidade da vida.Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.
Os povos indígenas brasileiros tem garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN-1996) em seu Capitulo II da Educação Básica, na seção I disposições gerais, Art. 26, parágrafo 4º e na Seção III do Ensino Fundamental, Art. 32, parágrafo 3º, a criação de salas de aula comvistas à educação formal das crianças indígenas em que a “Educação Indígena deverá propiciar às populações, além do acesso aos conhecimentos universais, promover a afirmação das identidades étnicas, a recuperação da memória histórica, interculturalidade e a valorização da língua materna”.
Torna-se urgente o engajamento para o cumprimento das metas garantidas em lei, por parte dosgovernantes/representantes do povo brasileiro, assim como, dos docentes envolvidos diretamente com a execução das referidas leis e da prática com essas aldeias indígenas.
O Plano Nacional de Educação – PNE em diálogo direto com o Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação também prevê objetivo e metas visando garantir que a educação oferecida e desenvolvida nas aldeias indígenas não interfira na suaforma cultural de vida. Daremos destaque as principais informações do MEC,

A criação da categoria escola indígena; a autonomia pedagógica e financeira das escolas indígenas, garantindo a plena participação de cada comunidade nas decisões relativas ao seu funcionamento; a definição de padrões flexíveis de infra-estrutura escolar, de acordo com condições socioambientais e concepções sobre usosocial de espaço própria às comunidades; a criação de programas, no MEC e nas secretarias estaduais de educação, de produção e publicação de materiais didático-pedagógicos elaborados por professores indígenas juntamente com suas comunidades (BRASIL/MEC, 2007, p. 38).


Dentro da categoria escolar indígena é imperativo que, se faça cumprir a garantia de participação das comunidades nas açõespedagógicas, pois o jeito de ser índio precisa ser contextualizado em seu tempo/espaço, valorizando sua cultura. Para que isto ocorra,

As principais ações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação para garantir a oferta de educação escolar indígena de qualidade são as seguintes:
1. Formação inicial e continuada de professores indígenas emnível médio (Magistério Indígena). Esses cursos têm em média a duração de cinco anos e são compostos, em sua maioria, por etapas intensivas de ensino presencial (quando os professores indígenas deixam suas aldeias e, durante um mês, participam de atividades conjuntas em um centro de formação) e etapas de estudos autônomos, pesquisas e reflexão sobre a prática pedagógica nas aldeias. O MEC oferece apoiotécnico e financeiro à realização dos cursos.
2. Formação de Professores Indígenas em Nível Superior (licenciaturas intercultuais). O objetivo principal é garantir educação escolar de qualidade e ampliar a oferta das quatro séries finais do ensino fundamental, além de implantar o ensino médio em terras indígenas.
3. Produção de material didático específico em línguas indígenas,...
tracking img