Memorial descritivo e justificativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memorial descritivo e justificativo


Este memorial tem por objetivo apresentar características do projeto executivo da construção da residência unifamiliar com único pavimento sito à Rua Haddock Lobo, nº 216, no bairro Tijuca, no município do Rio de Janeiro. Apresentamos a cozinha, que faz parte do “bloco de serviço”, este é formado por cozinha e área de serviço.
Dispondo de 9,22 m², acozinha tem um acesso com porta para a área de serviço, um vão livre de acesso à circulação interna, um balcão/bar (que pode ser utilizado como passa-pratos) para a sala de jantar e uma ampla janela com jardineira externa.
São dois os acessos de pessoas, um pela área de serviço e outro pela circulação interna da residência. O primeiro garante um acesso direto para atividades de serviço,tornando o bloco de serviço independente dos outros blocos (social e íntimo). Em contrapartida, o segundo tem por objetivo promover a integração com a sala de jantar e proporcionar conforto no acesso pelo bloco íntimo.
A janela está localizada na fachada leste para o melhor aproveitamento dos ventos predominantes. O período de insolação na lateral direita da residência, a jardineira, o beirallargo e a direção dos ventos somam-se para garantir o conforto térmico tornando o ambiente iluminado, arejado, confortável e verde.
O layout da cozinha tem a função de otimizar e integrar as atividades previstas que são: preparo e cozimento de alimentos, lavagem, refeições rápidas e serviços de bar. A partir do centro (localização do cooktop/forno elétrico/coifa, chamada área de cozimento), deum lado temos a área de preparo de alimentos e do outro a de refeições rápidas. Os serviços de copa e bar são integrados próximos ao balcão, facilitando a lavagem das louças provenientes dos ambientes de bar e jantar. Na área de preparo e cozimento temos um cooktop de quatro bocas, um forno elétrico de embutir, uma coifa, uma geladeira “side by side”, uma bancada, uma cuba, um misturador, além dearmários sobre a geladeira e sob a bancada para comportar respectivamente eletrodomésticos e panelas. Para as refeições rápidas, está localizada em volta e abaixo da bancada central uma mesa no formato “L”, em laca branca com vidro de 3 mm (de mesmo tamanho e formato da mesa) sobre a mesma facilitando a limpeza. A mesa possui um pé tubular com diâmetro de 60 mm em aço inox. Na área de lavagem/bartemos uma cuba, uma torneira, um purificador de água, um forno de micro-ondas, armários sob a bancada e na parede para guardar louças e um armário para despensa abaixo do balcão.
Os revestimentos de piso, parede, teto, armários e o tipo de granito das bancadas foram escolhidos para harmonizar o ambiente com a vegetação vista através da janela. Os acabamentos cromados e os detalhes em inoxno pé da mesa de refeições rápidas e no suporte de copos do bar unem-se aos equipamentos em inox (geladeira, forno elétrico, forno de micro-ondas, coifa) dando o toque de modernidade ao ambiente.
O piso em porcelanato 60x60 na cor branca e as paredes revestidas com cerâmica branca 30x60 deixam o ambiente mais espaçoso e iluminado. As pastilhas 2,5x2,5 destacam a parede da janela e apaisagem proposta no exterior. Todas as bancadas e soleiras em granito com acabamento polido. Os armários sob as bancadas são em laminado madeirado, os armários acima das bancadas em laca branca e vidro. Os padrões de revestimento dos armários são dispostos na horizontal, a partir do teto da seguinte forma: laca branca, vidro Milk, laminado madeirado. Todos os armários sob as bancadas estão apoiadossobre socos revestidos do mesmo porcelanato do piso. Todas as faces verticais dos socos seguem a paginação do piso.
O rebaixamento em gesso, a lateral da alvenaria que divide a cozinha da circulação interna, a lateral da alvenaria que divide a cozinha da sala de jantar e as laterais e parte superior do vão da janela recebem pintura em tinta acrílica fosca. A porta e os alizares recebem...
tracking img