Memorial descritivo eletricidade aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

1- APRESENTAÇÃO
O presente memorial visa descrever o projeto elétrico da Residência de Marco Aurélio Adriano dos Santos. Situada na cidade de Guaratinguetá, Bairro São Manoel, na Rua Projetada n°145.
2- DISPOSIÇÕES BÁSICAS
Todos projetos de instalações elétricas serão executado seguindo o padrão da Norma Brasileira NBR 5410, nela será tratada odimensionamento de condutores, proteção da instalação, choques elétricos, aterramento, ligação de motores, quadros elétricos de distribuição, tomadas e iluminação, garantindo assim a segurança das instalações.
Todos os condutores deverão ser instalados de maneira que, quando completada a instalação, o sistema esteja livre do curto-circuito.
Todos os condutores correrão embutidos nas paredes,subterrâneos, em intervalos de lajes ou outros espaços preparados para tal fim.
A tubulação será obrigatoriamente aterrada.
3- DESCRIÇÃO DO PROJETO ELÉTRICO
3.1- Iluminação
A carga considerada para equipamentos de uso doméstico é a potência nominal absorvida, indicada em watts, e fornecida pelo fabricante na chapa de características de cada equipamento. Na falta dela, podemos calcular a carga apartir da tensão nominal, da corrente nominal e do fator de potência.
Em cada cômodo ou dependência de unidades residenciais devem ser previstos um ponto de energia no teto, com potência mínima de 100 VA, acionado por um interruptor instalado na parede. Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6 m², deve ser previsto pelo menos uma carga de 100 VA. Para áreas superiores a 6 m²,devem ser previstos um ponto de carga mínima de 100 VA para os primeiros 6 m², acrescidos de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros. É possível se prever pontos em paredes, desde que de pequena proporção ou onde a alocação no teto é dificultada.
Memorial de cálculo: Supondo-se uma área de 15 m², teremos o cálculo como:
15 m² = 6m² + 4m² + 4m² + 1m²
Pontos= 1+ 1+1+0
Total Pontos = 1 de 100VA e 2de 60VA
Nota: Os valores apurados estão disponíveis na tabela do Anexo
3.2- Tomadas de Uso Geral (TUG´s)
Para a alimentação dos equipamentos elétricos de uso geral foram previstas.
Tomadas de força do tipo universal 2P+T (10A/250V).
Para a alimentação de microcomputadores e equipamentos eletrônicos sensíveis, foram previstos circuitos exclusivos, sendo que suas tomadas serão do tipo 2P+T(15A/250V).
Para a alimentação dos equipamentos de ar condicionado de janela foram previstas tomadas de força 2P+T (15A/250V)
Os interruptores deverão ter as seguintes características nominais: 10A/250V e estarem de acordo com as normas brasileiras. Serão dos tipos simples, duplo, bipolar, triplo, paralelo.
3.2.1- Nas unidades residenciais, as quantidades de tomadas de uso geral serão fixadas deacordo com os seguintes critérios:
* Em banheiros, pelo menos uma tomada junto ao lavatório;
* Em cozinhas, áreas de serviço, copas e locais análogos, no mínimo uma tomada para cada 3,5 m, ou fração de perímetro, sendo que, acima de cada bancada ou pia deve ser prevista pelo menos dois pontos de tomada;
* Em varandas e sacadas e garagens, prever pelo menos um ponto de tomada;
* Nosdemais cômodos ou dependências, se a área for inferior a 6 m2, pelo menos uma tomada; se a área for maior que 6 m2, pelo menos uma tomada para cada 5 m, ou fração de perímetro, espaçada tão uniformemente quanto possível.

3.2.2- Nas unidades residenciais, as tomadas de uso geral devem ser atribuídas as seguintes potências:
* Em banheiros, cozinhas, áreas de serviços e locais análogos, nomínimo 600 VA por tomada, até três tomadas, e 100 VA por tomada, para as excedentes, considerando cada um desses ambientes separadamente;
* Nos demais cômodos ou dependências, no mínimo 100 VA por tomada.
3.3- Tomadas de Uso Específico (TUE’s)
Nas tomadas de uso específico será atribuída uma potência mínima igual á potência nominal do equipamento a ser alimentado.
Quando não for conhecida a...
tracking img