MEMORIAL DESCRITIVO DE INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS

4368 palavras 18 páginas
INTRODUÇÃO

A distribuição de água fria em sistemas residenciais deve seguir padrões de qualidade e de quantidade, de forma a atender à demanda de bairros, cidades, etc. Em geral, esses quesitos são estabelecidos pelo Ministério da Saúde (por meio de Portarias), além de normatizações que têm força de Lei.
Assim, os projetos de instalações de água fria, de esgoto sanitário e águas pluviais sempre devem priorizar o dimensionamento adequado de tubulações, conexões e demais componentes (tanto para água como para esgoto); a condução da água e do esgoto de forma rápida e sem obstruções e a garantia da segurança contra contaminações e vazamentos. Também devem considerar o direcionamento de gases e a não passagem de animais para dentro das edificações, além do conforto ao usuário. Para atender a todos esses quesitos, todo o projeto deve ser adequadamente planejado, dimensionado e descrito.
A função deste memorial e descrever como funciona o procedimento mostrando os cálculos e detalhes utilizados para o dimensionamento do projeto hidráulico de distribuição de água fria de uma residência de dois pavimentos com
315,00m², contemplando 03 quartos, 02 salas de Estar/TV, 01 sala de jantar, 01 cozinha/copa, 01 escritório, 01 área de serviço, 03 banheiros e 01 lavabo.
JUSTIFICATIVA

O dimensionamento das instalações devem atender a legislação e normatizações vigentes, de modo a garantir o conforto dos usuários da residência; e ao mesmo tempo evita desperdícios, superdimensionamentos, tornando o projeto viável economicamente.

IESPlan
FacPlan
1.

Instituto de Ensino Superior Planalto
Faculdades Planalto

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA FRIA

O sistema de distribuição de água adotado foi o sistema direto com reservação superior, através de um reservatório de 1500 litros.
Considerando uma residência de médio valor, com seis habitantes nos sendo 02 por dormitório, com consumo per capita de 200 litros/habitante, chegase a um consumo total de

Relacionados