Memorial descirivo de uma lagoa anaerobia

458 palavras 2 páginas
Memorial Descritivo – Lagoa de tratamento anaeróbio
Este Memorial Descritivo trata dos principais pontos que devem ser seguidos na execução da obra de uma lagoa anaeróbia, os detalhamentos quanto à forma de execução dos trabalhos, medições, recebimentos e outros fatores de importância técnica. Este memorial é destinado a atender a uma população equivalente a 1700 pessoas.

Limpeza do terreno
A limpeza da área a ser construída deverá ser realizada de maneira uniforme, removendo qualquer tipo de vegetação existente como gramíneo ou arbóreo, de modo a reduzir possíveis interferências durante a escavação da lagoa.

1.2 Escavação
A escavação deverá ser realizada por pessoa capacitada e por maquinário adequando para o tamanho da lagoa, respeitando a inclinação dos taludes previamente definido em projeto anexo. O material retirado (bota-fora) deverá ser destinado a um local apropriado a critério da construtora responsável. Prever drenagem do lençol freático durante a execução do fundo.

1.3 Impermeabilização

Após a escavação, será necessária a construção de drenos do tipo trincheira, compostos por tubos perfurados de PVC ou Concreto escorado em um leito de brita 1 (um), após os drenos, será necessária a impermeabilização com geomembrana de Polietileno de Alta Densidade PEAD de 2mm de espessura até a parte superior dos taludes, fixados por “envelopamento” de geomembrana e solo, formando assim um pequeno canal para drenagem de águas pluviais eventuais.

Efluente
A entrada do efluente deverá ser efetuada pelo fundo da lagoa, para garantir que não haja agitação no efluente já armazenado, já a saída de efluente deverá ser localizada a uma altura de 3,80 metros de altura, medidos a partir do fundo da lagoa, o tubo de saída deverá ter em sua entrada um T, para que se tenha somente a saída de efluente tratado e não haja fuga de lodo, a saída da tubulação deve ficar localizada de modo a evitar que haja a concentração de sólidos suspensos na superfície.

Relacionados