Memorial de experiencia docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmico(a): Bruna Massiére de Carvalho Matrícula: 335604

Professor(a)- orientador(a): Mara Manske

Curso: Pedagogia Turma: 0328

Local e data de entrega: Blumenau, 20 de Outubro de 2012.


Sou acadêmica do curso de Pedagogia, no ensino de modalidade á distancia da UNIASSELVI, FAMEBLU. Escolhi esse curso porque desdepequena sou apaixonada pela arte de aprender e ensinar. Eu ficava sempre observando minhas professoras e a forma com que elas nos passavam seus ensinamentos. Ser professora sempre foi uma vontade muito grande minha e que agora estou prestes a realizar. Minha área de concentração é a alfabetização nas series iniciais do ensino fundamental. Como sou estudante do quarto semestre, aparecem muitasoportunidades para ingressarmos na área da educação. Em minha cidade, Blumenau, Santa Catarina, faltam muitos professores, o que nos possibilita conseguir algumas vagas como professoras substitutas no ensino fundamental, educação infantil, ou também como berçaristas. E isso é muito importante, principalmente para irmos adquirindo experiência em nossa futura profissão.

Em uma destas vagas oferecidasem minha cidade, foi onde eu vi a possibilidade de obter minha primeira experiência em ser professora.


Em Setembro de 2011, conheci uma orientadora educacional de uma escola estadual. Ela estava urgentemente precisando de uma professora substituta para uma turma de 2° ano, do ensino fundamental. Foi aí onde tudo começou, agarrei aquela oportunidade com muito entusiasmo e fui em frentecom vários objetivos para serem alcançados.


Comecei a trabalhar em sala de aula no dia 01 de outubro de 2011, na Escola Estadual Heriberto Joseph Muller, localizada no bairro Fortaleza, em Blumenau, Santa Catarina. Era uma escola de médio porte, onde oferecia ensino fundamental serie iniciais e finais, e também ensino médio. Tinha um pátio bem grande para a recreação dos alunos,biblioteca, sala de informática, sala de direção e orientação, sala dos professores e várias salas destinadas às turmas.




A minha sala era bem grande e bem organizada, com janelas e ar condicionado, as carteiras dos alunos eram bem conservadas. Havia também dois armários grandes, onde eram guardados os livros didáticos, os de literatura e as atividades preparadas para trabalhar com osalunos. As paredes eram cobertas de informações para os alunos, desenhos de contos, alfabeto em caixa alta e em letra cursiva. Era um ambiente totalmente preparado para o ensinar e o aprender. Para ser bem sincera, fiquei impressionada e muito feliz com tudo que me rodeava, pois percebi o quanto a escola se preocupava com o bem estar dos alunos, em recebê-los bem e prepara um ambiente aonde eles iriamsempre ter vontade de freqüentar, tornando assim a ida deles a escola, mais prazerosa.


A turma tinha vinte e quatro alunos, dezenove meninos e cinco meninas. Eles já estavam bem desnorteados, pois a mais de três semanas não tinham uma professora certa para prosseguir com as aulas, apenas alguém passando algumas atividades soltas. Quando me apresentei a eles a primeira pergunta foi:“Professora, a Senhora vai ficar até o ultimo dia de aula”. Eu respondi que sim, e vi no rostinho deles um sorriso de alivio e vontade de continuar as aulas. Naquele momento percebi o quanto um professor é importante na vida de um aluno, na vida da escola. Eles têm como uma referencia, observam sempre nossas atitudes e nos testam o tempo todo.

No inicio não foi nada fácil, ministrar aulas,pois alem de não ter minha formação completa, também não tinha nenhuma experiência como professora. Mas, fui em frente e não desisti, pelo contrario, a cada desafio, eu via a oportunidade de aprender mais.


Os alunos eram bem espertos, aprendiam e acompanhavam as atividades sempre com participação. Dos vinte e quatro alunos, seis apresentavam muita dificuldade de aprendizagem. Comecei...
tracking img