memorial academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1455 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 11 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Tarefa difícil retratar em palavras aquilo que há tempos esta trancafiado na memoria, mas tentarei ser fiel as lembrança. Sou Cornélia Cardoso dos Santos, nasci no dia 31de Março de 1976, na fazenda Jequitaia . Logo pós o meu nascimento, vi morar em uma vila chamado Vila Tapuio, que pertence a cidade de Araci Bahia, que hoje já é um Distrito Tapuio. Venho de uma família humilde,porém que sempre me incentivaram a estudar, que viu nos estudos uma forma de conseguir algo melhor na vida, e mudar a minha história, e de meus familiares. Nada se concebe ao acaso as coisas nascem a partir de uma necessidade, de um desejo de realização. Portanto é muito prazeroso fazer uma reflexão Do meu caminhar e das aprendizagens significativas durante o tempo que leciono, para cumprir talobjetivo é que escrevo este memorial.
A palavra memorial, do latim memoriale, significa escrita em que alguém relata fatos memoráveis. Substituiu, ou passou a ser utilizado em Curriculum Vitae, que significa conjunto de dados relativos ao preparo profissional e às atividades pregressas de que se candidata a um cargo ou posição. Vale lembrar Jean- Paul Sartre (1905-1980),em especial no queescreveu na epígrafe do romance: Náusea: “ Sou um homem sem importância coletiva, sou apenas um indivíduo”. Devemos ser o criador e executor exclusivo do nosso programa de vida.
Desde os primeiros passos na vida escolar que senti prazer em estudar, fui incentivada pelos meus pais, que me deram todo respaldo e alicerce para que eu pudesse hoje ser uma profissional da área de educação, com oobjetivo de despertar sonhos em muitos cidadãos tornando-os críticos e reflexivos para uma grande geração vencedora.
O ensino fundamental foi um período de descobertas marcantes, foi nesse período que descobrir o grande desejo de lecionar, e vi o sabor que há na leitura, enquanto minha professora lia a história, viajava em um mundo de sonhos.
O Ensino Médio veio para provocarinquietações, indagações diversas, dúvidas constantes, incertezas... Já estava perto de concluir, mas o que fazer depois da conclusão, já que na época não existiam possibilidades nenhuma de cursar uma faculdade. Então, fui reconhecendo mesmo que a escola não era para todos e que havia sim um grupo privilegiado na sociedade. Ao refletir sobre a educação que estava recebendo, ficava mais angustiada ainda. Enfim,conclui mais etapa da minha educação. Passei um tempo fora do contexto educacional, fora da vida em sociedade, pois não realizava nenhuma atividade significativa, além dos fazeres domésticos. A única certeza que restou foi a de que a escola não tinha me proporcionado compreender a realidade e atuar de forma crítica e participativa na sociedade, que tanto pregava nos seus discursos, como pontuaFreitas Neto (2003, p. 57):

A busca da compreensão da realidade e a efetiva participação do indivíduo a partir de dados e noções relativas ao seu contexto, ao seu universo, fazem com que a escola passe a ser considerada como um espaço de conhecimento e reconhecimento, onde por intermédio das diversas disciplinas e de sua nova abordagem o aluno seja capaz de ver e vislumbrar-se como construtor desua própria história.

Em 1996 me formei em magistério, e no ano seguinte 1997 ,comecei a lecionar, foram tempos difíceis tudo que tinha aprendido em minha formação do magistério, não adiantava muito pois fui lecionar ,em minha região no Distrito em que resido atualmente ,em sua parte rural em, um lugar muito carente chamado Lameiro Geraldo , lá me deparava com uma realidade muitodiferente da minha. Pra começar o espaço físico da escola, era precária, quando chovia todos tinha que se juntar no canto sala pois, a mesma molhava muito.
Com o tempo foi melhorando veio a reforma, e o projeto CAT, que trabalha a realidade do campo e dos alunos, foi muito gratificante, pois nele aprendi muito, e vivenciei sonhos com eles.
Depois de muito tempo e com um desejo...
tracking img