Memorial 12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – MEMORIAL DO 1º ENCONTRO

No encontro do dia 20 de outubro, nos reunimos como de costume no IEEL e a comissão de formatura trouxe algumas informações sobre a confraternização do mês de Dezembro, após esclarecimentos iniciamos os trabalhos com a Unidade 1 – “A Educação e as Constituições” e o Tutor Fabio expos um pensamento que eu já trazia comigo sobre o papel da escola e da família, onde afamília educa e a escola ensina, pensamento perfeito ao meu ver porém com algumas ressalvas, mais só o fato de ter mais pessoas com o mesmo pensamento sobre o assunto já me conforta.
Entrando de fato no conteúdo do módulo, aprendemos que a Constituição é o maior contrato do país, considerado como a certidão de nascimento de uma nação. Mas no Brasil, como se deu o tratamento à educação nas suasdiversas constituições? Em 1827, a Comissão de Instrução Pública aprovou projeto de lei, que de certa forma completava o texto constitucional, criando Escolas de Primeiras Letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, onde os professores ensinariam a ler e escrever, as quatro operações de aritmética e noções gerais de geometria prática, a gramática de língua nacional e os princípiosda moral e cívica e da doutrina da religião católica romana, mas este projeto acabou fracassando quando do Ato Adicional de 1834 aboliu o Conselho de Estado e descentralizou a educação primária que passou a ser legislada pelas províncias.
Após a proclamação da república, a educação foi objeto de preocupação e deliberações dos dirigentes. Foram criados a Secretaria da Instrução Pública e oConselho de Instrução Superior, descentralizando a educação pública e definindo-a como competência dos estados e permitindo o funcionamento de escolas particulares religiosas.
A partir de 1932, foi lançado o Manifesto dos Pioneiros com um conjunto de princípios e fundamentações de uma educação mais moderna, que privilegiava o debate, a descoberta e a maior interação entre a escola e a sociedade. Erao movimento Escola Nova, que colocava a educação escolar na pauta das discussões sociais, políticas e econômicas.
Por um longo período aconteceram muitas mudanças na educação, e a partir da Constituição de 1988 ela foi apresentada como um direito social e dever do Estado, sem excluir a família desta responsabilidade, assim, a educação assume a mesma importância que o trabalho, a saúde, o lazer,a segurança e outros direitos de natureza vital à vida em sociedade. Para que o direito à educação seja exercido, a Constituição garante, além da oferta de vagas, as condições para a permanência dos alunos na escola, através de programas governamentais vinculados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Após o intervalo baseado no assunto abordado anteriormente assistimos algunsvídeos:
• Vídeo sobre família Sarney, sua enorme fortuna, suas oligarquias e assuntos políticos.
• Vídeo sobre o Colégio Universitário.
• Vídeo sobre EJA, mostrando o sucesso do programa de ensino à adultos.
• Vídeo sobre mini serie Mad Maria contando a história da construção da linha férrea no sul do pais, mostrando depoimento de alguns trabalhadores.
• Vídeo mostrando um bate boca entre umDiretor de escola e uma advogada num programa de TV.
• Vídeo sobre alguns exemplos de educação de qualidade em países europeus e latinos americanos.
Fizemos algumas colocações sobre os vídeos e fomos dispensados.















2 – MEMORIAL DO 2º ENCONTRO


No encontro do dia 10/11/2012 iniciamos a discussão da Unidade 2 – “A gestão da educação na legislação”
No Brasil, alegislação vigente respalda o princípio da gestão democrática da educação, tanto a Constituição Federal de 1988 quanto a Lei das Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9394 de 1996, trazem artigos que sugerem uma gestão participativa, colegiada e dialógica envolvendo os diversos segmentos dispostos no processo de ensino aprendizagem.
Diversas são as teorias apresentadas como melhor forma de...
tracking img