Memoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados da Instituição Educacional

Nome da Instituição Educacional: Escola Classe 01 do Paranoá.
Endereço: Quadra 61 Conjunto E Área Especial Del. Lago, Itapoã. Paranoá/DF.
Narrador(a): Sihame Jaber Mudarra (Diretora).

A fundação
  A habitação da cidade foi iniciada em julho de 2001, numa área entre o Paranoá e Sobradinho. A expectativa da regularização estimulou o crescimento do núcleo.As terrras onde se situa Itapoã são em grande parte da União. Em 2003 foi criada a sub-administração de Itapoã, vinculada a Administração Regional do Paranoá, por meio da aprovação do projeto de Lei nº. 698/03. Em 03 de janeiro de 2005 foi criada a Região Administrativa XXVIII – Itapoã por meio de Lei nº. 3.527. Sua área e limites territoriais ainda não estão definidos e se encontram em fase deestudo. A obra da Escola Classe 01 do Itapoã foi inaugurada no dia 29 de dezembro de 2006 pela governadora Maria de Lourdes Abadia. A portaria de número 454 de 29/12/2006 autorizou seu funcionamento, sendo esta publicada no Diário Oficial do Distrito Federal nº. 2 de 02/01/2007 Pág. 33. Suas atividades foram iniciadas em 2007. Apresenta estrutura acolhedora, com salas arejadas, mobiliários adequadospara cada ano/série.

Projeto Pedagógico
      A construção da Proposta Pedagógica da Escola Classe 01 do Itapoã, partiu de um repensar sobre a prática educativa desenvolvida, buscando um embasamento teórico, observando a lei nº. 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), onde estabelece que “a Educação Básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe aformação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores” e um planejamento da ação educativa. Procuramos considerar as especificidades da instituição, que atende crianças, em sua grande maioria carente, e desencadeamos um trabalho que contou com a participação de toda comunidade escolar. Através da construção desta proposta,buscamos desenvolver uma identidade própria, baseada numa atuação pedagógica consistente e participativa.
      Entendemos a escola como um espaço onde a criança pode se desenvolver através de um processo rico em interações e construção de conhecimentos significativos, exercendo sua cidadania desde a infância.
      A concepção teórica que alicerça esta proposta se baseia no construtivismo e napsicologia sócio-histórica, representada por Piaget, Vygotsky e Wallon, com uma visão interacionista de desenvolvimento que considera a influência recíproca entre indivíduo e meio.
      Nesta perspectiva, a forma de trabalho exige um planejar e replanejar constantes, um registro sistemático das ações desencadeadas neste processo e uma leitura perspicaz que permite aos educadores envolvidosdescobrir o que a criança já construiu e os conhecimentos que ainda precisa construir. Comunicar-se, construir sua identidade, situar-se no tempo e no espaço, compreender os fenômenos da natureza e os fatos sociais faz parte dos conteúdos a serem trabalhados.
      Apoiar e dar subsídios para o aluno aprender, e principalmente para usar em sua vida os conhecimentos adquiridos, tornando-se umverdadeiro cidadão é o que nossa escola procura possibilitar. Acreditamos que o nosso trabalho contribuirá para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, atendendo com mais qualidade as nossas crianças.

Nossa Estrutura
O quantitativo de alunos por ano/ série pode ser demonstrado abaixo.
Turno Matutino | Turno Vespertino |
- | 1º ano: 83 |
2º ano: 112 | 2° ano: 84 |
3° ano: 191 | 3° ano: 152 |3ª série: 173 | 3ª série: 175 |
4ª série: 36 | - |

Atendemos um total de 1.006 alunos. Nossa escola atende somente ao nível de Ensino Fundamental (1º ano/9; 2º ano/9; 3º ano/9; 3ª série/8 e 4ª série/8), sendo as duas últimas séries implantadas pela primeira vez na Instituição.
Dispomos de uma estrutura composta por profissionais com certa experiência e legalmente habilitados e estimulados...
tracking img