memoria e barramentos prof helaine

3935 palavras 16 páginas
CEP- CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ITAJUBÁ
TECNICO EM INFORMATICA

TRABALHO APRESENTADO NA DISCILPINA MICROPROCESSADOR DO N3S, PROFESSORA HELAINE NO CURSO TECNICO EM INFORMATICA DO CEP- CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ITAJUBÁ

08/06/2015
ITAJUBA-MG

MEMORIA:
Conceito:
A memória é um componente que tem por função armazenar internamente toda informação que é manipulada pela máquina: os programas (conjunto de instruções) e os dados. A capacidade de armazenar um programa é uma característica que permite o processamento automático de dados.
A memória é em geral, classificada em dois grandes tipos:
Memória Principal (MP)
Memória Secundária (MS) ou auxiliar ou de massa
Memória Principal
A memória principal é a memória de armazenamento temporário, que armazena os programas e os dados que estão sendo processados, somente durante o processamento. É uma memória volátil (RAM), pois os dados só permanecem nela armazenados enquanto houver energia elétrica. Na falta de energia, quando o computador for desligado, todos os dados são perdidos.
Tempo de acesso:
Indica quanto tempo a memória gasta para colocar uma informação no barramento de dados após uma determinada posição ter sido endereçada. Isto é, o período de tempo decorrido desde o instante em que foi iniciada a operação de acesso (quando a origem - em geral é a CPU - passa o endereço de acesso para o sistema de memória) até que a informação requerida (instrução ou dado) tenha sido efetivamente transferida. É um dos parâmetros que pode medir o desempenho da memória. Pode ser chamado de tempo de acesso para leitura ou simplesmente tempo de leitura.
O ideal, é claro, é que a capacidade e velocidade de transferência fossem grandes, mas nesse caso o custo seria alto demais. E é por isso que se mencionou "mais importante".
O tempo de acesso de uma memória é dependente do modo como o sistema de memória é construído e da velocidade dos seus circuitos. Ele varia bastante de acordo com o tipo de memória analisado, sendo

Relacionados