memoria humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2238 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 16 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto


Memória humana .
O que é ?
A memória humana é constituída pela capacidade dos seres humanos de adquirir, conservar e evocar informações através de dispositivos neurobiológicos e da interação social.



Funcionamento da memória
Quanto mais se sabe sobre a memória, melhor se compreende como melhorá-la.
É nosso conjunto de memórias coletivas - nossa "memória" como um todo - que nostorna quem somos, elas oferecem uma percepção de personalidade. São elas que fazem você se sentir confortável com pessoas e lugares familiares, conectam seu passado com seu presente e oferecem uma estrutura para o futuro.
Atualmente, os especialistas acreditam que a memória é muito complexa e difícil de se compreender - e que ela não está localizada em um determinado local do cérebro por ser umprocesso que ocorre em todo o cérebro.
Sua memória é realmente formada por um grupo de sistemas em que cada um tem um papel diferente na criação, no armazenamento e na lembrança dessas memórias. Quando o cérebro processa as informações normalmente, todos esses sistemas diferentes trabalham perfeitamente em conjunto para fornecer um pensamento coeso. O que parece ser uma única memória é, na verdade,uma construção complexa.
Mas isso não significa que os cientistas descobriram exatamente como o sistema funciona. Eles ainda não compreendem exatamente como você se lembra ou o que ocorre durante a lembrança. A pesquisa sobre como o cérebro organiza as memórias e onde essas memórias são adquiridas e armazenadas tem sido, por décadas, uma busca interminável entre os pesquisadores. Ainda assim,há informações suficientes para fazer algumas suposições. O processo da memória começa com a codificação, em seguida, passa para o armazenamento e, eventualmente, pela recuperação .


7 TIPOS DE MEMÓRIA DO SER HUMANO
O processo de memória humano é considerado o motor central da aprendizagem. Sem ele não poderíamos fazer novas aprendizagens nem ter acesso ao já aprendido, como o eu acontece comos casos de amnésia. Atualmente conhecem-se vários tipos de memória, muito distintos no processamento, função e área do cérebro associada.
Existem vários processos de memória, fundamentais ao funcionamento do humano normal, e sem eles não conseguiríamos fazer a nossa vida normal. A memória influencia inúmeros processos mentais complexos, como a linguagem, a escrita, a inteligência, acriatividade, etc.
A memória mais popular é a memória episódica, representa onde todas as nossas experiências ficam guardadas. Porém existem outros tipos, igualmente importantes de memória:
Memória sensorial – Onde o processo de interação com o mundo começa, é a capacidade de os nossos sentidos visuais e auditivos perceberem a informação, de forma a existir continuidade à nossa percepção. Esta memória émuito rápida (menos de segundos), escapando muitas vezes, à nossa consciência.
Memória a curto prazo – Também chamada memória de trabalho, refere-se à informação relevante unicamente para o momento atual, porem irrelevante a longo prazo. As ordens do chefe ou as tarefas que fogem à rotina. Esta pode durar entre segundo a horas.
Memórias semânticas – É a memória responsável por arquivar a nossoconhecimento da realidade traduzido em palavras. A maioria dos casos de amnésia não é afetada, visto isto, podemos esquecer quem somos, mas sabemos que a mesa chama-se “mesa” ou que o gato chama-se “gato”.
Memória episódica – Refere-se a onde guardamos toda a nossa experiência de vida. Lembrarmos de momentos passados deve-se à memória episódica. É a principal responsável por novas aprendizagens.Vendo ou vivendo algo uma vez, podemos ter acesso a ele as vezes que desejarmos.
Memória processual – Onde guardamos, as aprendizagens mais ou menos automáticas, fugindo à consciência. Essencialmente aptidões e processos motores, como escrever ou andar de bicicleta. Ninguém pensa na sequência de movimentos que temos de executar, para que consigamos andar de bicicleta, nem se consegue descrever...
tracking img