Memoria dram

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à
Computação

MEMÓRIAS DRAM

Introdução à
Computação

Centro Universitário do Pará – CESUPA
Curso Bacharelado em Ciência da Computação
Disciplina: Introdução à Computação
Professora: Alessandra Natasha
Aluno: Osvaldo Vieira da Cruz Júnior Turma:CC1TA

SUMARIO

A Evolução da Tecnologia de Fabricação de Memórias DRAM-------------3
Algumas dessas versões sãoapresentadas a seguir.-------------------------4
Referências-------------------------------------------------------------------------------6

A Evolução da Tecnologia de Fabricação de Memórias DRAM

O processo de recarregamento (refresh) acarreta, sem dúvida, uma redução na velocidade de acesso das memórias DRAM, o que pode ser compensado pelo uso inteligente das memórias cache. No entanto, à mediadaque as velocidades dos processadores têm aumentado, nem o aumento das memórias cache( que ainda não pode ser demasiado devido ao custo) serve para compensar tanto esta baixa velocidade. Em razão disso, têm-se desenvolvido outras versões de memórias DRAM com o propósito de reduzir o intervalo de velocidade UCP/MP.
É importante realçar, no entanto, que as diversas versões de DRAM que vêm surgindo nomercado não modificam substancialmente o problema da diferença de desempenho delas em relação à UCP. O aumento da velocidade e da capacidade das memórias cache, bem como o uso de mais de um nível de cache(L1/L2) tem produzido melhores resultados. Além disso, em grande parte das vezes parece mais importante para aumentar o desempenho do sistema ter-se Mais quantidade de memória do que memóriasligeiramente mais rápidas. Não se deve esquecer, ainda, que apesar da melhoria de velocidade e novas tecnologias de DRAM (que mostraremos em seguida), qualquer que seja a versão, uma DRAM é sempre a mesma, como no original.

Algumas dessas versões são apresentadas a seguir.
DRAM original--- é a memória com tecnologia DRAM mais antiga; utiliza o processo convencional de endereçamentolinha/coluna, isto é, primeiro é enviada a parte do endereço de linha e depois a parte da coluna. Apesar de antiga e de baixa velocidade, da ordem de 60ns a 70ns, ainda continua a ser usada em certos sistemas.
Fast Page Mode (FPM)DRAM --- é uma tecnologia que produz memórias com velocidade pouco maior que as DRAM originais, tendo, no entanto, sido usada com frequência em sistemas mais antigos, devido a suaexcelente compatibilidade com diversos tipos de placa-mãe. Ela funciona de modo que, em vez de o controlador ter que enviar endereço de linha por linha, ele precisa apenas enviar o endereço da primeira linha de acesso e o endereço das colunas, de modo que o sistema vai lendo as células contíguas. Isso reduz o tempo de acesso em relação ao processo anterior.
Extended Data Out (EDO)DRAM---trata-se de um avanço em relação à tecnologia FPM, produzindo memórias com um pouco mais de velocidade. No caso, essas memórias possuem um circuito de tempo diferente, de modo que um acesso à memória possa ser iniciado antes que o anterior tenha terminado. Ela produz um aumento de desempenho da ordem de 5% sobre as memórias FPM e cerca de 20 a 25% sobre as DRAM original. Este tipo tem sido bastante usadoem sistemas Pentium e similares, porém com o aumento da velocidade dos processadores vem sendo substituída por versões de DRAM mais rápidas.
Burt Extended Data Out (BEDO)DRAM--- é um tipo de tecnologia que produz resultados de desempenho melhores que os tipos anteriores, FPM e EDO. No caso, o sistema de memória acelera o processo de leitura através do envio de três endereços de colunasucessivos, após a leitura de uma coluna, de maneira que 4 bits são lidos de uma vez (em modo burst). Apesar do incremento de velocidade, este tipo não é muito usado devido ao fato de os principais fabricantes de placa-mãe e processadores, especialmente a Intel, não terem manifestado interesse, preferindo o tipo SDRAM, apresentador a seguir. Na realidade, uma memória somente se torna popular se houver...
tracking img