Memoranf

1165 palavras 5 páginas
Almeida, Manuel Antônio de, 1831 - 1861
Memórias de um Sargento de Milícias / Manuel Antônio de Almeida - São Paulo: Lafonte, 2012

Youtube: . Acessado em: 19/08/13.
Uol VESTIBULAR. Disponível em: < http://vestibular.uol.com.br/resumos-de-livros/memorias-de-um-sargento-de-milicias.htm>. Acessado em: 20/04/13.

Ao sair do Tejo, Leonardo Pataca (português que veio trabalhar no Brasil) conheceu Maria-da-Hortaliça. E através de uma pisadela e um beliscão levaram o resto do dia namorando. Ao chegar ao Brasil, ela sentiu enjoos. Após descobrir que estava grávida, foram morar juntos. O nascimento de Leonardo ( filho ) foi inevitável sete meses depois.
Chegou o dia do batismo, com ares aristocráticos conforme Pataca queria. Mas, ouve muitos berros do garoto e a festa terminou em um alvoroço. Foi escolhida a parteira como madrinha, e um barbeiro como padrinho.
Aos sete anos, Leonardo quebrava e rasgava tudo que lhe vinha à mão (era estranho, arteiro e guloso) e andava sempre apanhando da mãe. Um dia Pataca chegou em casa sem avisar e confirmou o que já esperava, Maria o traía. Depois de flagrá-la com alguém que escapa pela janela, avança sobre a mulher e a espanca até o padrinho o intervir. Leonardo sai de casa bravo. Depois voltou para casa para tentar reconciliar-se com marinha, ainda de cabeça quente. Ele pede para que o barbeiro o acompanhe, mas descobre que Maria fugiu com um capitão de um navio para Portugal. Leonardo é abandonado pelo pai, e passa a viver com o padrinho que também conta com a ajuda da madrinha.
O barbeiro era afeiçoado pelo menino (sempre foi um homem sozinho e por isso tinha muito amor pelo garoto), que fazia vistas grossas às suas malandragens, sua vontade era que ele fosse clérigo. Ele tinha um dinheiro guardado e estava disposto a gastar com o futuro do afilhado. Em um dia, ele conversou com o garoto para que ele parasse com as travessuras, porém isso não apreciou muito o garoto. Nesse dia ouve uma procissão, Leonardo entrou

Relacionados