Memorando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORANDO

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas, divisões ou setores de um mesmo órgão público ou empresa, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou emníveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação escrita eminentemente formal e interna, trazendo eficiência na transmissão de dados.
O memorando, assim como os demais gênerostextuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa edireta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
O Memorando está para a correspondência oficial, assim como o bilhete está para a social. Existem dois tipos de memorando,interno e externo:
• Com o Memorando interno, o emissor envia a todos os departamentos da repartição (pública ou privada) aquilo que deseja comunicar.
• Com o Memorando externo, o emissor envia amensagem desejada a todos que são seus subordinados ou clientes e que se encontram fora da sede ou matriz.
O Memorando é uma correspondência sintetizada que é enviada de uma só vez e com o mesmo conteúdopara todos.
Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham a dificultar a tramitação do referidoato comunicativo. Desse modo, no intuito de evitar um aumento no número de comunicações feitas, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso da falta de espaço, em folhade continuação.
Partindo do princípio de que o referido documento é endereçado a funcionários, e não a autoridades, como é o caso da carta e do ofício, além das características antes ressaltadas, aestrutura se compõe dos seguintes pressupostos, entre eles:
• Timbre da instituição;
Identifica o órgão emissor. Não é necessária a identificação da secretaria ou da coordenadoria abaixo do timbre,...
tracking img